27 - Fevereiro - 2014
Sumário: Impressionismo - A origem e a "Impressão, Sol Nascente.
Sumário: Impressionismo - A origem e a "Impressão, Sol Nascente.
.......................................................................................
A designação "Impressionismo" aparece em 1874 pela voz do jornalista Louis Leroy que de forma critica e sarcástica define a obra de Monet "Impressão, Sol Nascente".
Na primeira exposição realizada fora dos parâmetros convencionais e oficiais, no atelier do fotografo Nadar, participou o grupo de artistas denominado Societé Anonyme de Artistes Peintres, Sculpteurs et Graveurs, composto por: Degas, Renoir, Monet, Pissarro, Cézanne e Sisley.
A arte destes artistas não tinha na sua génese uma teoria de suporte nem se agregavam como escola, efectivamente eram os artistas rejeitados dos salões oficiais que participavam nas "Exposições Impressionistas" entre 1874 a 1882.
Apesar de não existir como tese de suporte do Impressionismo, a obra de Monet "Impressão, Sol Nascente" define os objectivos programáticos como: acaptação do instante, a impressão, o efeito visual, entre outros.
Estes artistas reprovavam a arte académica, pretendiam uma transformação da arte não apenas através dos temas, mas também pelas técnicas pictóricas e plásticas.
Influências cientificas
Os Impressionistas têm influências como outros movimentos artísticos, estes artistas deixaram-se influenciar por algumas teorias cientificas como:
- Isaac Newton (1642-1727), tratado sobre a luz e leis da visão;
- Thomas Young (1773-1829), tratado sobre a cor;
- Eugéne Chevreul (1786-1889), teoria dos contrastes da cor.
Impressão do Sol Nascente, Claude Monet, 1872
Fonte: http://galeriadefotos.universia.com.br/uploads/2012_08_10_15_43_240.jpg
Estudo torso, efeito de Sol, Auguste Renoir, 1875-1876
Fonte: http://www.fototela.com.br/images/rpl027/000321-015320.jpg
Ensaio de figura em plein air: mulher com sombrinha voltada para a direita, Claude Monet, 1886
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaOgWUWrK2iIqW-ebOUFji7YD0qfLy6KGfZVbEIhBCIqiSoMQDQrqR04_vFL9kgBQqMyDrRRTgzyNL1d9l3o96-s4UuIlU0NZGopHzUTp33iS_4pHMcFvNcAx6aiSYlHIkBwDHRH1t3hk/s640/monet_guarda-sol.jpg
Mulheres no jardim, Claude Monet, 1867
Fonte: http://galeriadefotos.universia.com.br/uploads/2012_12_17_13_32_110.jpg
Reunião de Familia, Fréderic Bazille, 1867
Fonte: http://pt.wahooart.com/Art.nsf/O/8XY3LL/$File/Frederic-Bazille-Family-Reunion.JPG
O Pífaro, Edouard Manet, 1867
Fonte: http://www.antena5.org/UserFiles/image005.png
Émile Zola, Edouard Manet, 1867-1868
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDJgjI_pEKzeeVbAhbCcWbMetFdA1Any-M4RTZZFr6dzZpc7y7SR76dYVc9VL3IRoJuR4J-yhS8izW3Zg27gdqdZXr9RDThpHfUGWzWb7_le0vehcbtXzOF8wO9SkJlg_F5TiMznAugB_I/s1600-h/Manet,+Emile+Zola+portrait.jpg
Regatas em Argenteuil, Claude Monet, 1872
Fonte: http://img.photobucket.com/albums/v197/abaixodecao/2008/Claude_Monet_042.jpg
Regatas em Molesey, Alfred Sisley, 1874
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/03/Alfred_Sisley_050.jpg
A designação "Impressionismo" aparece em 1874 pela voz do jornalista Louis Leroy que de forma critica e sarcástica define a obra de Monet "Impressão, Sol Nascente".
Na primeira exposição realizada fora dos parâmetros convencionais e oficiais, no atelier do fotografo Nadar, participou o grupo de artistas denominado Societé Anonyme de Artistes Peintres, Sculpteurs et Graveurs, composto por: Degas, Renoir, Monet, Pissarro, Cézanne e Sisley.
A arte destes artistas não tinha na sua génese uma teoria de suporte nem se agregavam como escola, efectivamente eram os artistas rejeitados dos salões oficiais que participavam nas "Exposições Impressionistas" entre 1874 a 1882.
Apesar de não existir como tese de suporte do Impressionismo, a obra de Monet "Impressão, Sol Nascente" define os objectivos programáticos como: acaptação do instante, a impressão, o efeito visual, entre outros.
Estes artistas reprovavam a arte académica, pretendiam uma transformação da arte não apenas através dos temas, mas também pelas técnicas pictóricas e plásticas.
Influências cientificas
Os Impressionistas têm influências como outros movimentos artísticos, estes artistas deixaram-se influenciar por algumas teorias cientificas como:
- Isaac Newton (1642-1727), tratado sobre a luz e leis da visão;
- Thomas Young (1773-1829), tratado sobre a cor;
- Eugéne Chevreul (1786-1889), teoria dos contrastes da cor.
Impressão do Sol Nascente, Claude Monet, 1872
Fonte: http://galeriadefotos.universia.com.br/uploads/2012_08_10_15_43_240.jpg
Estudo torso, efeito de Sol, Auguste Renoir, 1875-1876
Fonte: http://www.fototela.com.br/images/rpl027/000321-015320.jpg
Ensaio de figura em plein air: mulher com sombrinha voltada para a direita, Claude Monet, 1886
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaOgWUWrK2iIqW-ebOUFji7YD0qfLy6KGfZVbEIhBCIqiSoMQDQrqR04_vFL9kgBQqMyDrRRTgzyNL1d9l3o96-s4UuIlU0NZGopHzUTp33iS_4pHMcFvNcAx6aiSYlHIkBwDHRH1t3hk/s640/monet_guarda-sol.jpg
Mulheres no jardim, Claude Monet, 1867
Fonte: http://galeriadefotos.universia.com.br/uploads/2012_12_17_13_32_110.jpg
Reunião de Familia, Fréderic Bazille, 1867
Fonte: http://pt.wahooart.com/Art.nsf/O/8XY3LL/$File/Frederic-Bazille-Family-Reunion.JPG
O Pífaro, Edouard Manet, 1867
Fonte: http://www.antena5.org/UserFiles/image005.png
Émile Zola, Edouard Manet, 1867-1868
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDJgjI_pEKzeeVbAhbCcWbMetFdA1Any-M4RTZZFr6dzZpc7y7SR76dYVc9VL3IRoJuR4J-yhS8izW3Zg27gdqdZXr9RDThpHfUGWzWb7_le0vehcbtXzOF8wO9SkJlg_F5TiMznAugB_I/s1600-h/Manet,+Emile+Zola+portrait.jpg
Regatas em Argenteuil, Claude Monet, 1872
Fonte: http://img.photobucket.com/albums/v197/abaixodecao/2008/Claude_Monet_042.jpg
Regatas em Molesey, Alfred Sisley, 1874
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/03/Alfred_Sisley_050.jpg
Sem comentários:
Enviar um comentário