20 - Março -2014
Sumário: Neo-Impressionismo
Sumário: Neo-Impressionismo
.............................................................................................
O Neo-Impressionismo foi dinamizado por Georges Seurat (1859-1891) dando continuidade ao Impressionismo como reinterpretação do mesmo. Seurat criticava o Impressionismo por não alcançar uma perspectiva meticulosa e cientifica da natureza. Os estudos de Seurat deram origem ao Divisionismo, de uma aplicação em pequenos pontos de cor pura sobre a tela.
O Neo-Impressionismo foi dinamizado por Georges Seurat (1859-1891) dando continuidade ao Impressionismo como reinterpretação do mesmo. Seurat criticava o Impressionismo por não alcançar uma perspectiva meticulosa e cientifica da natureza. Os estudos de Seurat deram origem ao Divisionismo, de uma aplicação em pequenos pontos de cor pura sobre a tela.
Seurat influênciou-se pelos trabalhos teóricos sobre a óptica e sobre a cor, que defendem que a cor é afectada pela intensidade da luz e pelas cores vizinhas percebidas em simultâneo pelo olho. Segundo "as leis do contraste simultâneo" de Chevreul, cada cor afecta o tom que lhe estiver próximo com a sua cor complementar.
A pintura de Seurat, denominada como "pintura óptica", consistia na aplicação de pequenos pontos complementares juntos, técnica designada como, pontilhismo. O contraste simultâneo tinha como objectivo que a percepção da cor resultasse da mistura destes tons na retina, ou seja, à percepção da cor-luz, e não através da mistura de tons de cor-pigmento sobre a superficie da tela.
Em 1884, Seurat expôs no Salão dos Independentes com a obra "Banho em Asníères", uma obra que espelha uma composição repleta de luminosidade e de cor.Seurat teve em Paul Signac (1863-1935) o seu discípulo, Signac continuou o seu legado publicando as teorias sobre a aplicação cientifica da cor, "De Eugéne Delacroix ao Neo-Impressionismo" (1899).
Os Neo-Impressionistas não tiveram seguidores de primeira linha, contudo é evidente a influência em movimentos que sucederam. Os Divisionistas concederam a primazia à expressão através da cor.
Modelo sentado de perfil, 1887, Seurat.
Fonte: http://www.spanisharts.com/history/del_impres_s.XX/neoimpresionismo/imagenes/seurat_modelo_perfil_punt.jpg
Modelo de frente, 1887, Seurat.
Fonte: http://www.spanisharts.com/history/del_impres_s.XX/neoimpresionismo/imagenes/seurat_modelo_frente_punt.jpg
Um Domingo à tarde na Ilha Grande Jatte 1884-1886, Seurat
Fonte: http://obviousmag.org/archives/uploads/2012/10/01/01_Un_dimanche_apres_midi_a_lle_de_la_Grande_Jatte_1884_1886_Georges_Seurat_01.jpg
Banho em Asnières, 1883-1884, Seurat.
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/eb/Baigneurs_a_Asnieres.jpg
As modelos, 1887-1888, Seurat.
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/19/Georges_Seurat_-_Les_Poseuses.jpg
A parada ou o prelúdio do espectáculo (1887-1888), Seurat.
Fonte: http://pavlopoulos.files.wordpress.com/2009/07/seurat-parade-de-cirque-1887-88.jpg
O circo, 1891, Seurat.
Fonte: http://abstracaocoletiva.com.br/wp-content/uploads/2013/01/O-circo-Georges-Seurat.jpg
Antibes: A nuvem cor-de-rosa, Paul Signac, 1916.
Fonte: http://pt.wahooart.com/Art.nsf/O/7Z4QL4/$File/Paul-Signac-Antibes-the-Pink-Cloud.JPG
A boia vermelha, 1885, Paul Signac.
Fonte: http://rlv.zcache.com.pt/a_boia_vermelha_por_paul_signac_pointillism_do_vi_poster-rb1f806e0857344e1b18e402088bdd417_wvc_8byvr_324.jpg
Modelo sentado de perfil, 1887, Seurat.
Fonte: http://www.spanisharts.com/history/del_impres_s.XX/neoimpresionismo/imagenes/seurat_modelo_perfil_punt.jpg
Modelo de frente, 1887, Seurat.
Fonte: http://www.spanisharts.com/history/del_impres_s.XX/neoimpresionismo/imagenes/seurat_modelo_frente_punt.jpg
Um Domingo à tarde na Ilha Grande Jatte 1884-1886, Seurat
Fonte: http://obviousmag.org/archives/uploads/2012/10/01/01_Un_dimanche_apres_midi_a_lle_de_la_Grande_Jatte_1884_1886_Georges_Seurat_01.jpg
Banho em Asnières, 1883-1884, Seurat.
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/eb/Baigneurs_a_Asnieres.jpg
As modelos, 1887-1888, Seurat.
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/19/Georges_Seurat_-_Les_Poseuses.jpg
A parada ou o prelúdio do espectáculo (1887-1888), Seurat.
Fonte: http://pavlopoulos.files.wordpress.com/2009/07/seurat-parade-de-cirque-1887-88.jpg
O circo, 1891, Seurat.
Fonte: http://abstracaocoletiva.com.br/wp-content/uploads/2013/01/O-circo-Georges-Seurat.jpg
Antibes: A nuvem cor-de-rosa, Paul Signac, 1916.
Fonte: http://pt.wahooart.com/Art.nsf/O/7Z4QL4/$File/Paul-Signac-Antibes-the-Pink-Cloud.JPG
A boia vermelha, 1885, Paul Signac.
Fonte: http://rlv.zcache.com.pt/a_boia_vermelha_por_paul_signac_pointillism_do_vi_poster-rb1f806e0857344e1b18e402088bdd417_wvc_8byvr_324.jpg
Sem comentários:
Enviar um comentário