29 - Maio - 2014
Sumário: Futurismo | Cubo-futurismo e Raionismo
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Futurismo
Esta vanguarda tem fundação em Paris a 20 de Fevereiro de 1909, data que coincide com a publicação do "Manifesto do Futurismo" escrito pelo poeta Fillipo Marinetti (1876-1944), na edição do jornal Le Figaro.
O Futurismo teve muitos manifestos como em 1910 o "Manifesto dos pintores futuristas" bem como o "Manifesto da pintura futurista".
O manifesto era tido como um instrumento de implantação da vanguarda futurista.
Ao grupo aderiram uma série de pintores italianos como:
- Umberto Boccioni (1882-1916)
- Giacomo Balla (1871-1958)
- Carlo Carrá (1881-1966)
- Gino Severini (1883-1966)
- Luigi Russolo (1885-1947)
O lugar de debate da vanguarda era no "Café Teatro", onde os artistas se reuniam.
Marinetti quer uma arte "violenta, subversiva e incendiária", propondo a renovação dos temas e das linguagens plásticas. A agitação da vida moderna, das cidades industriais, o louvor à máquina e à beleza da velocidade eram exaltadas pelo poeta como inspiração artistica.
O culto ao automóvel e ao avião era fundamental na vanguarda futurista, eram considerados o expoente máximo do progresso.
As sensações dinâmicas produzidas pelas máquinas deveriam ser expressas na obra através de decomposições cromáticas e luminosas capazes de transmitir as suas vibrações.
Com o fim da I Guerra Mundial o movimento enfraqueceu após a morte de alguns dos seus artistas na frente de combate.
Entretanto, Marinetti aderiu ao Fascismo dada capacidade de propaganda do movimento bem como a ideologia nacionalista.
O Futurismo chega ao fim com o inicio da II Guerra Mundial (1939).
A Guerra, Gino Severini, 1915
Fonte: http://it.wahooart.com/Art.nsf/O/8XY4RA/$File/Gino-Severini-Visual-Synthesis-of-the-Idea-_War_.JPG
A ponte de Brooklyn, Joseph Stella 1918-1920
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRKNmMyMtQ_m9ff5A3DG5s2Agvjo6soPgJpRlfiNnEq2jBHM9E5RuJ5wKG8LhXmr0FXNvM8myjEmFIr8nWI1M3AjAmxCTjmwm5Ok5afynL-vkEij6DKpA40GPShlZeXSxtPcUfkaS5-Yw/s1600/joseph+stella,+a+ponte+de+brooklin,+1917.jpg
Velocidade abstracta mais som, Giacomo Balla, 1913
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjB6xVf3jSfMthYv-B_0YLfqJa27joniEVNNFUM7K1O9Vfe-Yb9Bo2CQlUv8pbEOHewlOzFbEriLBSGj7ZHCu6fRX3PyrVJpu-QgloyWqmNtX7p_0AcMLVZ_yYv73S9OV_cW48NQ2fL7Xhx/s320/balla+abstract+speed+and+sound+1913.jpg
Cidade nova: Casa sobre dois planos de rua, António Sant'Elia, 1914
Fonte: https://c2.staticflickr.com/4/3190/3537932857_b11a85e5ac_m.jpg
Formas únicas de continuidade no espaço, Umberto Boccioni, 1913
Fonte: http://comunicacaoeartes20122.files.wordpress.com/2012/12/formas-c3banicas-de-continuidade-no-espac3a7o-umberto-boccioni-1913.jpeg?w=642
A rendição de Barcelona, Percy Wyndham Lewis, 1934
Fonte: http://www.fineart-china.com/upload1/file-admin/images/new23/wyndham%20lewis-886388.jpg
Elasticidade, Umberto Boccioni, 1912
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwJvyOeVVBe5IarY3oxxO4N_7RL2Vh1M1yGFhdRgJzD6hvWAOePsBTFnQ1fcF0p6W1PpnPzDRF4dUSzBHsnThQwPuJeJ1mJu1m73IpC246MG_nNRQZsbw0ue0qXwxadf9Gu81TOpbV8ZMC/s1600/umberto+boccioni+-+elasticidade.jpg
Mulher à janela, Carlo Carrá, 1912
Fonte: http://andiamoalmaresi.files.wordpress.com/2012/12/carra_donna_balcone.jpg?w=620
Raionismo e Cubo-futurismo
Na linha futurista estas pertencem à vanguarda russa, no momento da Revolução Bolchevique de 1917 o país tem uma maior abertura cultural a novas experiências artisticas.
Têm influências de Cézanne e de Picasso.
O Cubo-futurismo teve influência do Manifesto do Futurismo de Marinetti, dada a dimensão social e sentimento de ruptura, e a crença no progresso através da máquina. Além desta influência, a vanguarda russa acrescentou a ideologia Marxista.
O Cubo-futurismo surge cerca de 1912, como uma síntese do cubismo.
Artistas:
- Natalia Goutchanova (1881-1962)
- Mijail Lariónov (1881-1964)
- Vladimir Maiakovski (1893-1930)
- Vladimir Tatlin (1885-1953)
- Casimir Malevitch (1878-1935)
O Raionismo surge como doutrina divergente com a anterior, também de influência futurista.
Existe no Raionismo uma maior aproximação à abstracção, tinha como objectivo transformar a forma a um conjunto de linhas de forte dinâmica envoltas de muita cor.
O "Manifesto do Raionismo" foi redigido por Lariónov em 1913 e foi exibido em Paris em 1914.
Após a sua extinção o seu legado serviu de influência ao Suprematismo e ao Construtivismo.
O Ceifeiro, Malevitch, 1912
Fonte: http://pt.wahooart.com/A55A04/w.nsf/OPRA/BRUE-8DP92N/$File/KASIMIR-MALEVICH-KAZIMIR-MALEVICH-THE-REAPER-ON-RED.JPG
A vida no grande hotel, Malevitch, 1913-1914
Fonte:http://www.freelancer-frank.com/opinions/wp-content/uploads/2012/03/malevich.jpeg
Retrato futurista, Liubov Popova, 1915
Fonte: http://es.wahooart.com/Art.nsf/O/8XYGFE/$File/Lyubov-Sergeyevna-Popova-Sketch-for-portrait.JPG
Raionismo vermelho, Mijail Lariónov, 1911
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjO-c6FVfArB4ipaXJ7HHn8O3TQTOCgwoKKJgrXy8Gq0IwxcaFCoCP7DZyFf_oOFQlJASuJF3tkHwqvTjar5ePZ1j4o5uHqGTiAqqQSYgFWthcCVZAgFAinktwNbM5MPmu23TlPdl0F2H_X/s400/Raionismo+vermelho+1911.png
Os cortadores de gelo, Natalia Gontcharova, 1911
Fonte: http://fr.wahooart.com/Art.nsf/O/8XYKXX/$File/Natalia-Goncharova-The-ice-cutters.JPG
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