domingo, 8 de junho de 2014

Arte Abstracta | Suprematismo e Construtivismo


5 - Junho - 2014
Sumário: Arte Abstracta | Suprematismo e Construtivismo
.............................................................................................
Arte Abstracta


Foi Worringer que abriu caminho para a "forma abstracta", influenciando-se no conceito de Einfuhlung propondo que a arte fosse entendida através dos sentimentos que as formas despertam em nós, tornando-se assim no primeiro fundamento da Arte Abstracta. 
A Arte Abstracta é toda a arte sem qualquer referência à realidade observada, devendo ser analisada através da harmonia, composição, ordem, formas, cores, luz, materiais e técnicas. 
Dos artistas da época foi Kandinsky o percursor da Arte Abstracta, ainda no grupo expressionista Der Blau Reiter, acreditava que um quadro poderia alcançar a ausência total de representação.
A Arte Abstracta tem na sua essência uma analogia entre pintura e música, na medida em que a música procura a harmonia de sons numa composição ritmada, a arte também deveria de forma harmoniosa conceber obras através da linha e da cor, que impulsionassem os nossos sentidos.
A influência dada pelo "Do espiritual na Arte" de 1912, fortalece os valores psicológicos da cor e os seus efeitos sobre a alma.
A primeira obra Abstracta é a "Primeira aguarela abstracta" de Kandinsky. Procurava-se uma arte intemporal e transversal.
Além de Kandinsky também Paul Klee foi uma personalidade importantíssima para a vanguarda, influenciado pela psicanálise de Freud, procurava uma arte de caracter metafísico.


Vila R, Paul Klee, 1917
Fonte: http://museografo.com/wp-content/uploads/2013/12/villa_r_klee.jpg


Senecio, Paul Klee, 1922
Fonte: http://www.paulklee.net/images/paintings/Senecio-1922.jpg


Primeira aguarela abstracta, Kandinsky, 1910
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-cuujjn-PfMM/TrV19d_YQFI/AAAAAAAATEo/LB2i8wafvBA/s400/Kandinsky_1910_primeira_aquarela.jpg


Composição VI, Kandinsky, 1913
Fonte: http://uploads7.wikiart.org/images/wassily-kandinsky/composition-vi-1913.jpg


Amarelo, vermelho, azul, Kandinsky, 1925
Fonte: http://www.arteduca.unb.br/galeria/mostra-bauhaus/amarelo-vermelho-azul/image_preview

Suprematismo e Construtivismo

O "Primeiro Congresso de Futuristas de todas as Rússias" realizou-se em 1913 com a participação de Casimir Malevitch, do escritor Kruchenik e compositor Matiushin. Foi um grande passo para abrir caminho a estas duas vanguardas.
A obra "Vitória sobre o Sol", ópera futurista russa de Matiushin, tem uma linguagem sem sentido ou lógica, inspirado Malevitch sugere uma linguagem geométrica e abstracta que conduzirá à síntese pictórica que originou o Suprematismo.
Com a premissa de atingir uma arte suprema, Malevitch apresenta 39 obras abstractas em 1915, na "Exposição 0.10" em Petrogrado. Estas obras eram caracterizadas por figuras geométricas monocromáticas sobre fundos brancos. 
A obra "Quadrado negro" de Malevitch, tem representado um simples quadrado negro sobre fundo branco, pretendo atingir com esta obra o limite da abstracção.
A pintura Suprematista era caracterizada pela utilização de formas geométricas, cores primárias, branco e preto.
Em 1915, foi escrito o "Manifesto Suprematista" caracterizado pelo estado supremo da pintura.
Em 1918, a obra "Quadrado branco sobre branco" é considerado o expoente máximo do Suprematismo.

Relativamente às raízes do Construtivismo, em 1913 Tatlin apresenta um conjunto de contra-relevos, com objectos metálicos e em madeira, que fará nascer o Construtivismo em 1915.
O Construtivismo tinha como paradigma a defesa de uma arte de sentido útil e funcional, baseada no progresso tecnológico.
Após a Revolução Bolchevique em 1917, o meio cultural envolve-se na construção da sociedade soviética. Tal que, em 1920 Tatlin desenha uma proposta para a Torre da Terceira Internacional com 400 metros de altura, destinada aos órgãos da internacional comunista.


Suprematismo com triângulo azul e rectângulo preto, Malevitch, 1915
Fonte: http://pt.wahooart.com/Art.nsf/O/8DP92F/$File/Kasimir-Malevich-Kazimir-Malevich-Supremtist-Painting.-Black-Rectangle-Blue-Triangle.JPG


Composição Suprematista, Malevitch, 1920
Fonte: http://en.wahooart.com/Art.nsf/O/8DP8ZQ/$File/Kasimir-Malevich-Kazimir-Malevich-Suprematist-Composition.JPG


Quadrado negro, Malevitch, 1915
Fonte: http://www.abcgallery.com/M/malevich/malevich95.jpg


Quadrado branco sobre branco, Malevitch, 1918
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-BA9ExJvitlA/ThuKK8usaWI/AAAAAAAAABQ/EWEjTLFiaAc/s1600/carre-blanc-sur-fond-blanc-1918-malevitch.jpg


Pintura não objectiva, Aleksandr Rodchenko, 1919
Fonte: http://images.tate.org.uk/sites/default/files/styles/grid-normal-8-cols/public/images/aleksandr_rodchenko_non_objective_painting_0.jpg?itok=7-9mMF1u


A Proun by Lissitzky,1925
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/El_Lissitzky#mediaviewer/File:A_Prounen_by_El_Lissitzky_c.1925.jpg

 
Torre da Terceira Internacional (maqueta), Vladimir Tatlin, 1920
Fonte: http://www.projetoblog.com.br/wp-content/uploads/2011/04/3i-02.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário