Neoplasticismo | Dadaísmo
- O Neoplasticismo rejeita qualquer referência figurativa, defende uma plástica pura sem os valores tradicionais da pintura. Existia a crença que a arte que deveria evoluir de modo a que atingir a total harmonia, ordem e clareza.
- Esta vanguarda foi impulsionada por Piet Mondrian (1872-1944), artista que esteve próximo fauvistas e experimentou o Cubismo.
- Em 1909 aderiu à Sociedade Teosofia, universalista, esotérica e filosófica.
- Mondrian distanciou-se do Cubismo alegando que: "Esta vontade dos cubistas em representar os volumes no espaço era contraria à minha concepção de abstracção, fundada na ideia de que o referido espaço fosse destruído. Foi assim que cheguei à concepção dos planos."
- A sua experiência chegou à depuração da forma permitindo alcançar a abstracção, através de planos, fragmentos lineares, cores primárias, branco e preto.
- A ordem geométrica e matemática era um desígnio do Neoplasticismo, tendo as linhas uma simbologia própria, sendo que as linhas verticais estão relacionadas com o espiritual e o masculino e as linhas horizontais com o material e o feminino.
- Mondrian pretendeu com esta vanguarda definir a essência da pintura num equilíbrio universal.
- Em 1917, Mondrian e Théo Van Doesburg (1883-1931) fundaram a revista De Stijl, onde divulgaram os fundamentos teóricos do Neoplasticismo. No ano seguinte, juntando-se Georges Vantongerloo (1886-1965), surgiu o Primeiro Manifesto da revista De Stijl.
- Em 1920, Mondrian publicou o "Neoplasticismo, nova consciência estética", e em 1931 o movimento chega ao fim com a morte de Van Doesburg.
- Esta vanguarda deixou um grande legado para a arquitectura Europeia com Gerrit Rietveld (1888-1964) e Jacobus Oud (1890-1963), e para a Escola Bauhaus.
- Árvore, Piet Mondrian, 1912
- Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_h92F2a-n9aY/Slw1wwHgwzI/AAAAAAAAGaM/XYAay9ZX7WA/s400/arvores+modrian+1912.png
- Composição com azul e amarelo, Piet Mondrian, 1929
- http://pt.wahooart.com/Art.nsf/O/8LT53Y/$File/Piet-Mondrian-Composition-with-Red.-Black.-Blue.-Yellow-and-Grey.JPG
- Composição com vermelho, amarelo, azul e preto
- Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-zeyhYE9nRmY/Tomxsje3cuI/AAAAAAAAAgE/I3fTSZ-dnIY/s1600/piet-mondrian-composition-with-red-yellow-blue-and-black-1921.jpg
- Broadway Boogie-woogie, Piet Mondrian, 1942-43
- Fonte: http://wikiimages.qwika.com/thumb/en/9/98/Mondrian_broadway_boogie-woogie.gif/300px-Mondrian_broadway_boogie-woogie.gif
- Contra-composição, Théo Van Doesburg, 1925
- Fonte: http://www.sabercultural.org/template/Arte-no-Tempo/historia-da-arte-1/historia-da-arte/images/abstracionismo12.jpg
- Dadaísmo
- Em periodo de I Guerra Mundial (1914-1918) a Suiça não foi flagelada pela guerra, deste modo tornou-se refúgio para muitos Europeus, Zurique tornou-se num destino seguro. Foi então que o poeta alemão Hugo Ball abriu um espaço de encontros culturais, o Cabaret Voltaire em 1915.
- Neste contexto, surgem um grande números de performances com brutalismo, ou seja, música de ruídos.
- Escreveram-se vários manifestos contra as vanguardas anteriores, mas foi em 1916 que Tristan Tzara (1896-1963) no Cabaret Voltaire, de forma irónica e aleatórea deixou cair uma gota de água sobre uma página, e caiu sobre Dada que baptizou o movimento.
- O grupo Dada era composto inicialmente por Jean Arp (1887-1966), Sophie Taeuber (1889-1943) entre outros.
- Em 1917, a vanguarda Dada era reconhecida internacionalmente pela irreverência das suas experiências, pois apelavam à distruição da ordem, valores e normas estéticas enraizadas.
- Conceitos como non-sense e anti-arte surgiram para questionar o papel do artista e da obra de arte.
- Em 1918, Tzara apresenta o Manifesto Dada, altura que o movimento já contava com:
- Raoul Haussmann (1886-1971)
- John Heartfield (1891-1968)
- George Groz (1893-1959)
- Kurt Schwitters (1887-1948)
- Max Ernst (1891-1976)
- Man Ray (1887-1968)
- Francis Picabia (1879-1953)
- Marcel Duchamp (1887-1968)
- O movimento defendia que : "É arte tudo aquilo que o artista afirma como tal".
- Como herança o Dadaísmo vai influenciar o Surrealismo, o Informalismo e a Arte conceptual, no culto pelo irracional e irreverente e principalmente pelo experimentalismo.
- Roda de bicicleta, Marcel Duchamp, 1913
- Fonte: http://lounge.obviousmag.org/dadaista/2012/05/26/Duchamp%20-%20Roda%20de%20Bicicleta.jpg
- L.H.O.O.Q, Marcel Duchamp, 1919
- Fonte: http://www.christies.com/lotfinderimages/D53719/marcel_duchamp_lhooq_d5371967h.jpg
- A fonte, Marcel Duchamp, 1917
- Fonte: http://egonturci.files.wordpress.com/2012/09/duchamp-fonte.jpg
- O secador de garrafas, Marcel Duchamp
- Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-SQ76HA8OnmA/TfOxWn27STI/AAAAAAAAAVQ/hmoQIwLutc0/s1600/Figura24.jpg
- A noiva despida pelos seus celibatários mesmo ou o grande vidro, Marcel Duchamp
- Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_qwjnJjZYi94/S2SV3bqHg7I/AAAAAAAAA9c/xQ-997m3xJE/s1600-h/marcel-duchamp-le-grand-verre.jpg
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