segunda-feira, 19 de maio de 2014

Expressionismo

  • 15 - Maio - 2014
  • Sumário:
  • Expressionismo
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  • Expressionismo

  • O Expressionismo nasce na Alemanha na primeira metade do Séc. XX, 1905-1930.
  • Foi um movimento muito abrangente desde a arquitectura à escultura, passando pela literatura e pelo teatro.
  • Esta vanguarda surge como reacção ao Impressionismo, criticando severamente o facto dos impressionistas limitarem-se à captação da realidade exterior dada pela percepção visual, e desvalorizarem as emoções humanas.
  • O Expressionismo defende que a pintura vá mais além do que o seu suporte fisico despertando as mais profundas sensações ao observador, através de pinceladas violentas reflexo das emoções internas do artista.
  • A vanguarda sedimentou-se sob a influência de teoricos e filosofos como: Nietzsche, Husserl, Bergson.
  • Existiu uma tendência assente no conceito de Einfuhlung (empatia, intuição) do filosofo alemão Wilhelm Worringer (1885-1965) na obra Abstraktion und Ginfuhlung de 1908, que defendia que a obra de arte deve-se explicar emoções despertadas pela forma de modo empático.
  • Van Gogh foi umas das influências directas do vanguarda Expressionista bem como, James Ensor (1860-1949) e o pintor norueguês Edvard Munch, autor de uma pintura de caracter marcante e dramático, com particular gosto para a angustia, solidão, desespero e depressão, representadas através de formas distorcidas, linhas violentas e cores de forte contraste.

  • Die Brucke "A Ponte" (1905-1913) - Primeira vanguarda expressionista

  • A primeira vanguarda expressionista foi fundada em Dresden pela mão de Ernst Kirchner (1886-1956), Erich Heckel (1883-1970), Karl Schmidt-Rottuff (1884-1976), Fritz Bleyl, Emil Nolde (1867-1856).
  • Os artistas desta vanguarda viriam a viver em bairros sociais
  • As caracteristicas desta vanguarda são a picelada violenta, figuras deformadas, tom de critica social de forma irónica.
  • "A crónica do Die Brucke" é o manifesto do grupo, em que Kirchner alega que a pintura estabelecia "a ponte" entre o visivel e o invisivel e exprimir directa e sinceramente o seu impulso criador.
  • A I Guerra Mundial (1914-1918), pôs um ponto final no grupo, mas este ainda que findo veio influênciar o movimento "Nova Objectividade" (Die Neue Sachlichkeit), fundado em 1925 por Max Beckmann (1884-1950), Otto Dix (1891-1969), George Gruz (1893-1959).
  • Este movimento tinha por base a denuncia da sociedade destruturada e decadente do pós-guerra. O grupo resistiu até os Nazis o considerem como "arte degenerada".

  • Der Blau Reiter "O cavaleiro azul" - Segunda Vanguarda Expressionista

  • O grupo nasceu em 1910, através de Wassily Kandinsky (1866-1944), Franz Marc (1880-1916), Auguste Macke (1887-1914), A. Jawlensky (1864-1941) e Paul Klee (1879-1940).
  • Esta vanguarda desenvolveu-se à volta da forte personalidade de Kandinsky e das teorias da obra "Do espiritual na Arte" de 1912, onde se relacionava a linguagem plástica com a músical, bem como das teorias de uma pintura assente em composições abstratas. 
  • No decurso da vanguarda Kandinsky e Marc publicaram o "Almanaque do Cavaleiro Azul".

  • O Grito, Munch, 1893
  • Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/5/51/O_Grito.jpg

  • Ansiedade, Munch, 1894
  • Fonte: http://spd.fotolog.com/photo/29/5/70/new_season/1197037179_f.jpg

  • A entrada de Cristo em Bruxelas em 1889, James Ensor, 1888
  • Fonte:http://1.bp.blogspot.com/-xab8CF0dxTg/UZfwHKHu0sI/AAAAAAAAVzM/MwNIZO8NLDE/s1600/ensor-j-entrc3a9e-du-christ-c3a0bruxelles-anvers-mus-oyal-bxarts.jpg

  • Auto-retrato com modelo, Ernst Kirchner, 1910
  • Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2008/01/129_3124-auto-retrato%20com%20modelo.jpg

  • Crucificação, Emil Nolde, 1912
  • Fonte: http://resistir.info/portugal/imagens/emil_nolde_crucificacao_1912_80pc.jpg

  • Cavalos azuis, Franz Marc, 1912
  • Fonte: http://www.infopedia.pt/mostra_imagem.jsp;jsessionid=KRD2K+fDWvlHMvBmflv4KQ__

  • Cavalinhos amarelos, Franz Marc, 1912
  • Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_4foHN8Ze5_o/SlvdWPPae_I/AAAAAAAAAz4/EjVEAOB0DvU/s400/kleine_gelbe_pferde.jpg

  • Capa para o "Almanaque o Cavaleiro Azul", Kandinsky, 1913
  • Fonte: http://www.centrovirtualgoeldi.com/img_bd/000069_M.jpg


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