quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Realismo - A pintura e a consciência social

30 - Janeiro - 2014
Sumário: Realismo - A pintura e a consciência social
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A pintura Realista divide-se em duas tendências, uma de compromisso social e politico e outra mais focada na observação da natureza, denominada tendência naturalista.

Honoré Daumier (1814-1879) - A sua obra denúncia as duras condições de vida das pessoas.


A Rua Transnonain, 1834
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5c/Honor%C3%A9_Daumier_-_Rue_Transnonain,_April_15,_1834_-_WGA5966.jpg


A Lavadeira, 1863
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e5/Honor%C3%A9_Dumier_A_lavadeira.jpg

Jean-François Millet (1814-1875) - A sua obra têm profundo sentido social, retratando o mundo camponês e quotidiano na sua simplicidade.


Angelus, 1858-1859
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/57/Jean-Fran%C3%A7ois_Millet_Angelus.jpg


As respigadoras, 1857
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwtpNgdK699mHKH61DwFBm6WALz3PTdqQl8CUrTiGC7JqaMXM7DSizAh2hYreJJWB6GAEXijed0L23OtAYyMKNyKn7scDpQE5_olrFSImiks1s-8dG04SqbLK9d5F2Kl6PRHYxL4M_7eM/s210/as+respigadeiras.jpg

Gustave Courbet (1819-1877) - Courbet é o mentor do movimento influenciado ideologicamente pelo poeta Baudelaire e por Proudhon.


Bonjour, Monsieur Courbet
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/de/Gustave_Courbet_010.jpg


Auto-retrato com cão preto, 1842
Fonte: http://rlv.zcache.com.br/gustave_courbet_auto_retrato_com_um_cao_preto_cartao_postal-r2eaf94366f1e41d4b74cece943544f99_vgbaq_8byvr_512.jpg


Enterro em Ornans, 1850
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJnnTew9BMYt_hyphenhyphenUDYjtAa9S0m4nN-lPWS-ikcP3tJSFcEnuDaDjNk6y9UTqbAe-RyNnoCslXg-rhDMT9p5laq_WyWLKS-Mt5Ib8W9R4d3ccrb4LlJAUvtkpk32U4lAfdMcixD5UaUPb8/s1600/enterro.jpg


Interior do meu atelier, uma alegoria real, resumo de sete anos da minha vida de artista, 1854-1855
Fonte: http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/courbet/allegory.jpg


A revolução de 1848 derrubou a monarquia sendo proclamada a república, esta mudança fortaleceu e consolidou o Realismo como movimento artistico.
A Salon do mesmo ano foi aberto a todos os artistas, em que Millet expôs a sua obra dando impulso ao Realismo, consagrado posteriormente por Courbet, quando na Exposição Universal de Paris de 1855 foi negada a admissão da sua obra.
Como tal, não aceitando esta decisão Courbet ao seu estilo irreverente construiu um pavilhão alternativo que denominou como "Le Réalisme", foi desta forma consagrado o Realismo como arte que deve "ser capaz de reflectir os costumes, as ideias, o aspecto da minha época, ser não só pintor, mas também um homem, numa palavra: fazer arte viva. esse é o meu objectivo."

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Realismo - Contexto histórico

23 - Janeiro - 2014
Sumário: Realismo - Contexto Histórico
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Entre 1845 e 1870, a pintura francesa sofre profundas transformações quanto aos seus princípios e valores, fruto das convulsões sociais e políticas. 
Neste contexto a renovação da ética, da moral e dos costumes impôs-se, promovendo um novo entendimento do papel da arte na sociedade, denunciando a opressão e a desumanização da sociedade industrial.
A crescente consolidação da sociedade burguesa, industrial e urbana acentua os desníveis sociais, e o proletariado adquire consciência de classe.
Deste modo, os movimentos contestatários surgiram fortalecidos com as teorias sociais e políticas que fomentam os ideais democráticos, socialistas e republicanos, com o apogeu na segunda metade do século XIX.

Pierre Proudhon (1809-1865), era um teórico socialista que defendia uma arte com fins sociais cujo artista se comprometesse com a causa humana denunciando as injustiças e as desigualdades sociais.

Neste contexto, surge o Positivismo pela mão de Auguste Comte (1798-1857), sistema filosófico fundado por Comte pretendendo que o conhecimento exacto e verdadeiro só pode ser obtido através da verificação pela observação e pela experiência.

Hippolyte Taine (1828-1893) - acreditava no progresso por uma concepção materialista da vida e pelo interesse na realidade. 

Toda esta convulsão social originou uma súbita descristianização, o cristianismo era considerado um mundo obscuro e fanático. 

A sociedade começou a cultivar o gosto pelo contemporâneo e a imaginação deixa se ser a única fonte de inspiração artística e a observação e representação da realidade foi ganhando força, a ciência têm um papel relevante neste período artístico.

O Realismo responde de forma eficaz a esta nova sociedade é uma arte anti-académica de inspiração na realidade física e social, reflexo disso é a pintura de pessoas comuns, actividades quotidianas e da paisagem tal como se apresenta.


Enterro em Ornans, Gustave Courbet
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Gustave_Courbet_-_A_Burial_at_Ornans_-_Google_Art_Project_2.jpg

domingo, 22 de dezembro de 2013

Arquitectura Romântica

12 - Dezembro - 2013
Sumário: Arquitectura Romântica
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A Arquitectura Romântica inspira-se no passado histórico, historicismo, ou seja, recorre a referências de vários períodos históricos, excepto à influência clássica que consideram estar nos antípodas dos seus pressupostos, preferem as referências a períodos medievais mais próximos da expressão emocional.
O revivalismo Gótico surge em Inglaterra pela mão de John Ruskin (1819-1900), defendido em "As sete lâmpadas da Arquitectura e o elogio do Gótico (1853)", enaltecendo as virtudes Góticas e considerando-a como a melhor arquitectura a aplicar em qualquer edifício. 
Estas teorias levadas a cabo por Augustus Pugin (1812-1852), na decoração das Casas do Parlamento em Londres. Surge assim o Neogótico.


Casas do Parlamento em Londres.
Fonte: http://www.ianvisits.co.uk/blog/wp-content/uploads/2010/07/HousesOfParliament.jpg


Pavilhão Real, Brighton de John Nash
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/69/Brighton_Royal_Pavilion.jpg

Em França o Romantismo teve uma grande expressão pois o país encontrava-se num contexto pós-revolucionário, sendo culturalmente bem aceite.
Na arquitectura foi criada a política de restauro de monumentos em: Chartres, Amiens, Reims e Notre-Dame.
Esta actuação foi influenciada pelas teorias de Viollet-le-Duc (1814-1879) em "Entretiens sur L'architecture de 1872".
A Ópera de Paris de Charles Garnier (1825-1898), é uma obra Neobarroca ao gosto do ensino da École des Beaux-Arts de Paris, é um edifício ecléctico. 


Ópera de Paris, Charles Garnier
Fonte: http://0.tqn.com/d/architecture/1/0/G/y/Paris-Opera-House.jpg

Romantismo em Portugal
O Romantismo em Portugal nasce na literatura com Almeida Garrett (1799-1854) e Alexandre Herculano (1810-1877).
A arquitectura Romântica em Portugal defende a corrente Neomanuelina como exaltação do estilo Manuelino exclusivamente Português.
Como principais edifícios deste período, constam:


Palácio da Pena, Sintra
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/69/Ippar-palacio-pena-aerea.jpg


Santuário de Santa Luzia, 1903
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Templo_SCJ_Santa_Luzia_1.JPG


Palace Hotel do Buçaco, 1888
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/30/Palace_Hotel_do_Bussaco.JPG


Palácio da Regaleira, Sintra 1905-1911
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Palacio-da-Regaleira1_Sintra_Set-07.jpg

No que toca à pintura destacam-se:
Tomás da Anunciação (1818-1879)
João Cristino da Silva (1829-1877)
Francisco Metrass (1825-1861)


O vitelo, Tomás da Anunciação
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/28/O_vitelo.jpg


Cinco artistas em Sintra, João Cristino da Silva
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Cinco_artistas_em_Sintra_01.jpg


Só Deus, Francisco Metrass
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:So_Deus.jpg

Relativamente à escultura Victor Bastos (1830-1894) destaca-se.


Monumento a Camões em Lisboa, Victor Bastos
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:EstatuaCamoesLisboa.JPG

Romantismo - Constable, Turner e Friedrich

5 - Dezembro - 2013
Sumário: Romantismo - Constable, Turner e Friedrich
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Este grupo de artistas Românticos dedicam-se à representação da paisagem, cenários pitorescos e sublimes capazes de produzir sensações e libertar a imaginação. Estes artistas defendiam que a paisagem deveria fazer sentir emoções e não uma mera representação pictórica dos lugares.
As obras têm como objectivo intrínseco exprimir a espiritualidade, intimidade e sensibilidade dos artistas.

John Constable (1776-1837)
Constable dedicava-se à observação da natureza e dos fenómenos naturais, explorando as características da atmosfera.
Estudioso das plantas, das árvores, da luz, das características do céu e da força do vento. Pretende transformar a paisagem num cenário idílico sem referencial histórico ou literário.

A comporta e o Moinho, 1820
Fonte: http://flama-unex.blogspot.pt/2012/04/jonh-constable-valorizou-pitoresco-com.html


A catedral de Salisbury, 1828
Fonte: http://flama-unex.blogspot.pt/2012/04/jonh-constable-valorizou-pitoresco-com.html


O carro de Feno, 1821
Fonte:http://flama-unex.blogspot.pt/2012/04/jonh-constable-valorizou-pitoresco-com.html

William Turner (1775-1781)
Um analista da paisagem Turner debruça-se sobre temas como a vertigem da velocidade, o Apocalipse e os desastres naturais.
A paisagem em Turner não é representada sobre a forma retratada este artista começa através da esfumação das cores uma grande aproximação ao universo abstracto. 
A força da natureza e a sua violência é objecto da actividade artística em Turner.
Turner é influenciado pela Teoria da Cor de Goethe.


Iate a aproximar-se da Costa, 1835
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGMol1L_aT1FAn2kteBafwp96cAcJAiK_0kuypTFIjN6GHuGIOC7XZqDXTyerJ37g2_1z-gTolnJy9OdLn2iddmPwh9gvh8RgOt90Ctcf4np9rgRNK_r7s5lHRUYgp4prQjJDKKQTuU1k/s1600/yacht-approaching-the-coast-peq..jpg


O Incêndio da Casa do Lordes e dos comuns, 1835.
Fonte: http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0302/Turner.jpg


O Navio Negreiro, 1840.
Fonte: http://abstracaocoletiva.com.br/wp-content/uploads/2012/11/102.jpg


O barco a vapor numa tempestade de neve, 1842.
Fonte: http://www.infopedia.pt/mostra_imagem.jsp?recid=5923

Caspar David Friedrich (1774-1840)
Friedrich é um autor que se foca essencialmente na paisagem de lugares inacessíveis ao Homem, lugares sublimes e imensos que provocam sentimentos de impotência perante a natureza.
A pintura de Friedrich expressa a sensação de irrealidade, várias perspectivas e colocam o espectador em lugares indeterminados provocando vazios inquietantes.
A obra de Friedrich configurada-se em atmosferas  melancólicas, num contexto alemão de influência filosofica de Kant e Schelling e da poesia de Novalis e Goethe.


Caminhante sobre o mar de névoa, 1818.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caminhante_Sobre_o_Mar_de_N%C3%A9voa


O mar polar ou o naufrágio da esperança, 1824.
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/96/Caspar_David_Friedrich_006.jpg


Paisagem das montanhas da Silésia, 1815-1820
Fonte: http://farm3.staticflickr.com/2729/5752702868_7548e8c566_z.jpg

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Romantismo - Gros, Delacroix, Géricault e Goya


28 - Novembro - 2013
Sumário: Romantismo - Gros, Delacroix, Géricault e Goya
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O Romantismo é um movimento de tal maneira transversal que consegue inspirar inúmeras correntes, desde logo a corrente em que Gros, Géricault e Delacroix se encontram.
Influenciados pela natureza, acontecimentos trágicos, guerra e ambientes de dor conseguem transmitir a sensibilidade própria do movimento romântico.

Antoine-Jean Gros (1771-1835), em "O Pestíferos de Jafa", cena situada a Oriente, o tema é a guerra, a doença e a morte, Napoleão é colocado coma a figura de centralidade e representado como um herói sobre os moribundos, em analogia a Cristo.


Os Pestíferos de Jafa, Gros
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/19/Antoine-Jean_Gros_-_Bonaparte_visitant_les_pestif%C3%A9r%C3%A9s_de_Jaffa.jpg/300px-Antoine-Jean_Gros_-_Bonaparte_visitant_les_pestif%C3%A9r%C3%A9s_de_Jaffa.jpg

Como percursor da pintura Romântica em França, Théodore Géricault (1791-1824), a sua obra "A Jangada de Medusa", representa o drama heróico e questiona a condição humana na demanda da sobrevivência. É a representação de uma tragédia que chocou a opinião pública. Medusa era um barco pertencente à Armada francesa que naufragou ao largo da costa ocidental francesa, dos 200 passageiro apenas 15 sobreviveram a bordo de uma jangada improvisada obrigados a praticar canibalismo. 
É uma clara critica à sociedade que a revolução e o regime napoleónico criou, representa a degradação simbólica de valores.


A Jangada do Medusa, Géricault
Fonte:http://abrancoalmeida.files.wordpress.com/2009/04/image_58887_v2_m56577569830599065.jpg

Considerado por Baudelaire como melhor pintor romântico, Eugéne Delacroix (1798-1863), em o Massacre de Chios, retrata a luta pela independência da Grécia contra a Turquia (1821-1830), o artista homenageou a liberdade e a justiça.
Esta obra quebra as regras de representação na pintura o centro do quadro está vazio. O que nunca tinha acontecido anteriormente.


O massacre de Chios, Delacroix
Fonte: http://abrancoalmeida.files.wordpress.com/2005/09/delacroix_o-massacre-de-chios.jpg


Dante e Virgilio, Delacroix
Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIoQfJ-wb9yk8z7vjYwVUsadWOJe8UlB6SzW5NH0jWQz21h14DP5R08OX803sSx17nKVNBtRziETBbHux4cIPdpw7Hc_vBVqOI3EvMCHLN9ot10rRBaYoxMjlvIfzy8NaJYC4ldLD-mw/s1600/O+sonho+da+raz%C3%A3o.jpg


A morte de Sardanapalo, Delacroix
Fonte: http://enfaseemhistoriadaarte.files.wordpress.com/2013/06/delacroix-3.jpg

Francisco Goya (1764-1828), antecipou o Romantismo e esteve à margem do Neoclássico, bem como do sistema politico e religioso da altura.
Teve como inspiração Velázquez, Rembrandt e a Natureza.
A obra "O 2 de Maio de 1808 na Porta do Sol", representa a guerra da independência.


O 2 de Maio de 1808, Goya
Fonte:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ed/Goya_-_Second_of_May_1808.jpg


Maja vestida e maja desnuda, 1800, Goya
Fonte:http://st-listas.20minutos.es/images/2011-07/294852/3075842_640px.jpg?1310239298


O sonho da razão produz monstros 1797-1798, Goya
Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIoQfJ-wb9yk8z7vjYwVUsadWOJe8UlB6SzW5NH0jWQz21h14DP5R08OX803sSx17nKVNBtRziETBbHux4cIPdpw7Hc_vBVqOI3EvMCHLN9ot10rRBaYoxMjlvIfzy8NaJYC4ldLD-mw/s1600/O+sonho+da+raz%C3%A3o.jpg


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

O Romantismo

21-Novembro-2013
Sumário: O Romantismo
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O Romantismo não tomou uma atitude de ruptura imediata com o Neoclassicismo, aos poucos evidenciou-se como movimento.
O movimento afirma a liberdade individual e a rejeição da vida oca, reflexo da sociedade industrial e burguesa.
Os românticos apelavam à originalidade, imaginação, exacerbação das sensações, desvio à norma e à ordem e à diferença. 
Eram determinantemente contra à imitação da Antiguidade.
As temáticas românticas debruçavam-se o sobrenatural, o mistério, a melancolia, a crueldade, a construção de universos imaginários, fantásticos e sublimes.
Inspiram-se na natureza, no passado medieval, nas civilizações exóticas e na multiculturalidade.  
Charles Baudelaire (1821-1867), critico de arte refere que: "O Romantismo nem se encontra na eleição de um tema nem na verdade exacta, mas sim numa certa maneira de sentir." 


Ancião dos dias, William Blake (1757-1827)
Fonte: http://introduccionalsimbolismo.com/portugues/imagens/figura09.jpg



domingo, 17 de novembro de 2013

Neoclassicismo em Portugal

14 - Novembro - 2013
Sumário: Neoclassicismo em Portugal
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Gradualmente o Neoclassicismo entra em Portugal sob clara influência da arquitectura "neopalladiana" de origem inglesa, essencialmente no Porto, bastião dos interesses comerciais da Inglaterra.
Em Lisboa o Neoclassicismo surge da influência italiana, de artistas italianos instalados em Lisboa e portugueses que estudavam em Roma.
A primeira grande grande intervenção de influência Neoclássica é o plano de reconstrução da baixa de Lisboa, denominado Plano da Baixa Pombalina planeados por:
- Manuel da Maia (1677-1768)
- Eugénio dos Santos (1711-1760)
- Carlos Mardel (1695-1763)
Foi um plano marcado por enorme pragmatismo pois era emergente a reconstrução da cidade. A racionalidade, sobriedade, simetria, repartição modular e austeridade formal e tipológica.


Baixa Pombalina

Os principais edifícios Neoclássicos são:


Palácio da Ajuda, José da Costa e Silva e Francisco Xavier Fabri 1802
 Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/60/Palacio_Ajuda_Lisboa_6.JPG



Palácio de São Bento, Miguel Ventura Terra 1896-1940
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c6/Pal%C3%A1cio_de_S%C3%A3o_Bento_(Lissabon_2009).jpg



Câmara Municipal de Lisboa, Domingos Parente da Silva 1867


Teatro Nacional de São Carlos, José da Costa e Silva 1792
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/06/Teatro_Nacional_S%C3%A3o_Carlos.jpg


Teatro Nacional D. Maria II, Fortunato Lodi 1842-1846
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0d/TeatroNacionalDMariaII.JPG/327px-TeatroNacionalDMariaII.JPG


Igreja da Nossa Senhora do Pópulo, Braga. Carlos Amarante 1775
Fonte: http://brimaquinas.com/Portfolio%5C12.jpg


Igreja do Bom Jesus do Monte, Braga. Carlos Amarante 1784-1811
Fonte:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4e/Treppenaufgang_Bom_Jesus_do_Monte.jpg


Igreja da Ordem Terceira da Trindade, Porto. Carlos Amarante 1803
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c5/Igreja_Trindade_(Porto).jpg


Hospital de Santo António, Porto. John Carr 1769
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/36/Hospital_Santo_Antonio_(Porto).JPG


Feitoria Inglesa, Porto. John Whitehead 1785-1780
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2b/Feitoria_Inglesa_(Porto).JPG


Palácio do Carrancas, Porto. Joaquim da Costa Lima Sampaio 1795-1809
Fonte: http://www.historiadeportugal.info/historia-de-portugal/palacio-dos-carrancas/palacio-dos-carrancas%20(2).jpg

No que toca à pintura, destacam-se os artistas Vieira Portuese (1765-1805) e Domingos António Sequeira (1768-1836).

Cena Campestre, Vieira Portuense
Fonte: http://uploads1.wikipaintings.org/images/vieira-portuense/cena-campestre.jpg


D. Filipa de Vilhena armando seus filhos cavaleiros, Vieira Portuense
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Dona_Filipa_de_Vilhena.jpg


Retrato da Familia do 1º Visconde de Santarém, Domingos António de Sequeira
Fonte: http://www.museudearteantiga.pt/pt-PT/exposicao%20permanente/outras%20obras%20essenciais/ImageDetail.aspx?id=119

Na escultura destacam-se os nomes de Machado de Castro (1731-1832) e João José de Aguiar (1769-1841).


Estátua de D. João VI, Hospital da Marinha. João José de Aguiar
Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoBKnJ4zqqfJ6PlwRZPy8E_PsxEmZ2fOkVZz_wNDhTDGiCa4Jso-ED-roTAAGqjh3Sdi-fmAIwXqziuRB4q9isVYup9xbpop4Pe5ftiDEoapFQ1vQCa_BamOEQZ5bTCApbu7cb21RcANQ/s1600/mostra_imagem.jsp.jpg