- 15 - Maio - 2014
- Sumário:
- Expressionismo
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- Expressionismo
- O Expressionismo nasce na Alemanha na primeira metade do Séc. XX, 1905-1930.
- Foi um movimento muito abrangente desde a arquitectura à escultura, passando pela literatura e pelo teatro.
- Esta vanguarda surge como reacção ao Impressionismo, criticando severamente o facto dos impressionistas limitarem-se à captação da realidade exterior dada pela percepção visual, e desvalorizarem as emoções humanas.
- O Expressionismo defende que a pintura vá mais além do que o seu suporte fisico despertando as mais profundas sensações ao observador, através de pinceladas violentas reflexo das emoções internas do artista.
- A vanguarda sedimentou-se sob a influência de teoricos e filosofos como: Nietzsche, Husserl, Bergson.
- Existiu uma tendência assente no conceito de Einfuhlung (empatia, intuição) do filosofo alemão Wilhelm Worringer (1885-1965) na obra Abstraktion und Ginfuhlung de 1908, que defendia que a obra de arte deve-se explicar emoções despertadas pela forma de modo empático.
- Van Gogh foi umas das influências directas do vanguarda Expressionista bem como, James Ensor (1860-1949) e o pintor norueguês Edvard Munch, autor de uma pintura de caracter marcante e dramático, com particular gosto para a angustia, solidão, desespero e depressão, representadas através de formas distorcidas, linhas violentas e cores de forte contraste.
- Die Brucke "A Ponte" (1905-1913) - Primeira vanguarda expressionista
- A primeira vanguarda expressionista foi fundada em Dresden pela mão de Ernst Kirchner (1886-1956), Erich Heckel (1883-1970), Karl Schmidt-Rottuff (1884-1976), Fritz Bleyl, Emil Nolde (1867-1856).
- Os artistas desta vanguarda viriam a viver em bairros sociais
- As caracteristicas desta vanguarda são a picelada violenta, figuras deformadas, tom de critica social de forma irónica.
- "A crónica do Die Brucke" é o manifesto do grupo, em que Kirchner alega que a pintura estabelecia "a ponte" entre o visivel e o invisivel e exprimir directa e sinceramente o seu impulso criador.
- A I Guerra Mundial (1914-1918), pôs um ponto final no grupo, mas este ainda que findo veio influênciar o movimento "Nova Objectividade" (Die Neue Sachlichkeit), fundado em 1925 por Max Beckmann (1884-1950), Otto Dix (1891-1969), George Gruz (1893-1959).
- Este movimento tinha por base a denuncia da sociedade destruturada e decadente do pós-guerra. O grupo resistiu até os Nazis o considerem como "arte degenerada".
- Der Blau Reiter "O cavaleiro azul" - Segunda Vanguarda Expressionista
- O grupo nasceu em 1910, através de Wassily Kandinsky (1866-1944), Franz Marc (1880-1916), Auguste Macke (1887-1914), A. Jawlensky (1864-1941) e Paul Klee (1879-1940).
- Esta vanguarda desenvolveu-se à volta da forte personalidade de Kandinsky e das teorias da obra "Do espiritual na Arte" de 1912, onde se relacionava a linguagem plástica com a músical, bem como das teorias de uma pintura assente em composições abstratas.
- No decurso da vanguarda Kandinsky e Marc publicaram o "Almanaque do Cavaleiro Azul".
- O Grito, Munch, 1893
- Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/5/51/O_Grito.jpg
- Ansiedade, Munch, 1894
- Fonte: http://spd.fotolog.com/photo/29/5/70/new_season/1197037179_f.jpg
- A entrada de Cristo em Bruxelas em 1889, James Ensor, 1888
- Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-HTsVVXuLhpIptRAtwT2waMayQcYyCQh3HjjK2ftx_Juw1QVWoa9tOQ631_F3ZQ0juApjnkvkf56_rzLCB4wkZ7OgDolPZtqum7bsm5Uqb7a1WvNVPVQ5FNWqoH1H-HZIKzOaRH9khGSV/s1600/ensor-j-entrc3a9e-du-christ-c3a0bruxelles-anvers-mus-oyal-bxarts.jpg
- Auto-retrato com modelo, Ernst Kirchner, 1910
- Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2008/01/129_3124-auto-retrato%20com%20modelo.jpg
- Crucificação, Emil Nolde, 1912
- Fonte: http://resistir.info/portugal/imagens/emil_nolde_crucificacao_1912_80pc.jpg
- Cavalos azuis, Franz Marc, 1912
- Fonte: http://www.infopedia.pt/mostra_imagem.jsp;jsessionid=KRD2K+fDWvlHMvBmflv4KQ__
- Cavalinhos amarelos, Franz Marc, 1912
- Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGI3A2BspIv2p6Suboz8OxXqAe0thULmysncd_VjAdZh3r98vBfQrzLSM1mYRUtaHQjqh1CPyhQrgyaKkO8yxgSuWYb1I7VuLdvbaiOD6GO7aNAjX_sAYJ3H8CFsbKVFjHSdQ0K3wKO4Om/s400/kleine_gelbe_pferde.jpg
- Capa para o "Almanaque o Cavaleiro Azul", Kandinsky, 1913
- Fonte: http://www.centrovirtualgoeldi.com/img_bd/000069_M.jpg
segunda-feira, 19 de maio de 2014
Expressionismo
domingo, 11 de maio de 2014
Vanguardas | Fauvismo
8 - Maio - 2014
Sumário: Vanguardas | Fauvismo
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Num clima de avanço tecnológico e económico, a arte sentiu a necessidade de acompanhar o ritmo acelerado que se vivia, surgiram as vanguardas que se multiplicavam e se substituiam vertiginosamente.
A Europa no inicio do séc. XX concentrava as grandes potências, e Paris afirmava-se como capital da cultura e das artes no mundo.
A Europa atravessa no inicio do século XX a I e II Guerras Mundiais, que marca profundas cicatrizes e também transformações sociais na defesa do direitos humanos.
A sociedade evoluiu com as comunicação acelaradas proporcionadas pelo telefone, automóvel, avião, rádio, televisão e imprensa.
As vanguardas tinham posturas divergentes nos objectivos e conteúdos programáticos, mas concordantes na transformação dos conceitos e dos valores estéticos tradicionais, logo contra as normas académicas e oficiais.
O processo artistico é entendido pelas vanguardas como sendo uma pesquisa constante, no encontro de novos materiais e novas formas de expressão.
As vanguardas devido ao aceleramento sociais ficaram condenadas a periodos de curta duração, o que fez com que a arte se afastasse do público, pois o conceito não era assimilado pelas pelas pessoas. A arte torna-se deste modo elitista dado o distanciamento social.
Fauvismo
O Fauvismo foi a primeira vanguarda da história.
A grande inovação desta vanguarda foi a dissolução da imagem figurativa, libertando a utilização da cor dos seus moldes tradicionais, sem referência directa à natureza e à realidade.
A denominação Fauve vem do francês e significa fera, foi utilizada pelo critico Louis Vauxcelles, para designar o grupo de artistas onde se destacava Henri Matisse (1869-1954).
O Salão de Outono de 1905 em Paris foi o lugar de exposição destes artistas, de onde se destacam:
- André Derain (1880-1945)
- Maurice de Vlaminck (1876-1958)
- Georges Rouault (1877-1968)
O valor da cor foi enaltecido pelos fauves como elemento principal da composição artistica, influência directa de Van Gogh.
Em 1908 o Fauvismo extinguiu-se, abrindo caminho a novas vanguardas.

Paisagem com árvores vermelhas, Maurice de Vlaminck, 1906
Fonte: http://pt.wahooart.com/Art.nsf/O/7ZCTE4/$File/Maurice+de+Vlaminck+-+The+red+trees+.JPG

A Ponte de Chatou, Maurice de Vlaminck, 1906
Fonte: http://france.jeditoo.com/IleDeFrance/yvelines/tableaux/chatou-le-pont-de-vlaminck-1906.jpg

Londres: A Ponte em Southwark, André Derain, 1906
Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhffbTQ0_suQkG4sdTo8nH6MwXREfjnnZykxqtXwCfkW3JMx24LygNrQqX6dx-iOHKFjTcRcg8hwT0qTgdJKf94E-Px1FH6ZUq2oAS_ouI_vo_LabztkxYfoentuIXtXo522V2vpJsYpcg/s320/Imagem26.jpg

A argelina, Henri Matisse, 1909
Fonte: http://en.wahooart.com/Art.nsf/O/5ZKCQH/$File/Henri+Matisse+-+The+Algerian+Woman+.JPG

Mesa posta (harmonia vermelha), Henri Matisse, 1908
Fonte: http://img.estadao.com.br/fotos/D0/5B/9A/D05B9A95032E4807AB05493F36F03F68.jpg

A Dança, Henri Matisse,1909-1910
Fonte:http://www.wikidanca.net/wiki/images/3/33/Matisse.jpg
Sumário: Vanguardas | Fauvismo
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Num clima de avanço tecnológico e económico, a arte sentiu a necessidade de acompanhar o ritmo acelerado que se vivia, surgiram as vanguardas que se multiplicavam e se substituiam vertiginosamente.
A Europa no inicio do séc. XX concentrava as grandes potências, e Paris afirmava-se como capital da cultura e das artes no mundo.
A Europa atravessa no inicio do século XX a I e II Guerras Mundiais, que marca profundas cicatrizes e também transformações sociais na defesa do direitos humanos.
A sociedade evoluiu com as comunicação acelaradas proporcionadas pelo telefone, automóvel, avião, rádio, televisão e imprensa.
As vanguardas tinham posturas divergentes nos objectivos e conteúdos programáticos, mas concordantes na transformação dos conceitos e dos valores estéticos tradicionais, logo contra as normas académicas e oficiais.
O processo artistico é entendido pelas vanguardas como sendo uma pesquisa constante, no encontro de novos materiais e novas formas de expressão.
As vanguardas devido ao aceleramento sociais ficaram condenadas a periodos de curta duração, o que fez com que a arte se afastasse do público, pois o conceito não era assimilado pelas pelas pessoas. A arte torna-se deste modo elitista dado o distanciamento social.
Fauvismo
O Fauvismo foi a primeira vanguarda da história.
A grande inovação desta vanguarda foi a dissolução da imagem figurativa, libertando a utilização da cor dos seus moldes tradicionais, sem referência directa à natureza e à realidade.
A denominação Fauve vem do francês e significa fera, foi utilizada pelo critico Louis Vauxcelles, para designar o grupo de artistas onde se destacava Henri Matisse (1869-1954).
O Salão de Outono de 1905 em Paris foi o lugar de exposição destes artistas, de onde se destacam:
- André Derain (1880-1945)
- Maurice de Vlaminck (1876-1958)
- Georges Rouault (1877-1968)
O valor da cor foi enaltecido pelos fauves como elemento principal da composição artistica, influência directa de Van Gogh.
Em 1908 o Fauvismo extinguiu-se, abrindo caminho a novas vanguardas.
Paisagem com árvores vermelhas, Maurice de Vlaminck, 1906
Fonte: http://pt.wahooart.com/Art.nsf/O/7ZCTE4/$File/Maurice+de+Vlaminck+-+The+red+trees+.JPG

A Ponte de Chatou, Maurice de Vlaminck, 1906
Fonte: http://france.jeditoo.com/IleDeFrance/yvelines/tableaux/chatou-le-pont-de-vlaminck-1906.jpg

Londres: A Ponte em Southwark, André Derain, 1906
Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhffbTQ0_suQkG4sdTo8nH6MwXREfjnnZykxqtXwCfkW3JMx24LygNrQqX6dx-iOHKFjTcRcg8hwT0qTgdJKf94E-Px1FH6ZUq2oAS_ouI_vo_LabztkxYfoentuIXtXo522V2vpJsYpcg/s320/Imagem26.jpg
A argelina, Henri Matisse, 1909
Fonte: http://en.wahooart.com/Art.nsf/O/5ZKCQH/$File/Henri+Matisse+-+The+Algerian+Woman+.JPG

Mesa posta (harmonia vermelha), Henri Matisse, 1908
Fonte: http://img.estadao.com.br/fotos/D0/5B/9A/D05B9A95032E4807AB05493F36F03F68.jpg

A Dança, Henri Matisse,1909-1910
Fonte:http://www.wikidanca.net/wiki/images/3/33/Matisse.jpg
domingo, 6 de abril de 2014
Cézanne e o Cubismo | Gauguin e o Simbolismo
3 - Abril - 2014
Sumário: Cézanne e o Cubismo | Gauguin e o Simbolismo
Sumário: Cézanne e o Cubismo | Gauguin e o Simbolismo
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Cézanne e o Cubismo
Artista oriundo do circulo impressionista, aprendeu com Pissarro a luminosidade do plein air.
Ao deixar Paris fixou-se em Midi, onde cresceu como artista experimentando uma pintura que ia se afastando dos antigos pressupostos de seus companheiros impressionistas.
Cézanne ao longo do seu intensivo estudo da natureza, captou a energia e permanente mudança da natureza, aos impulsos fragmentados do Impressionismo, deixou a critica procurando representar uma visão mais estruturada e sólida da natureza.
A racionalidade e o rigor geométricos foram as formas de expressão para a representação do mundo envolvente, recuperando a forma e a materialidade na pintura.
Os motivos de Cézanne são as figuras, formas, espaço e matéria plástica.
Para Cézanne cada pincelada é calculada e premeditada numa concepção geométrica da natureza, criando assim uma nova linguagem pictórica: o quadro não deve reproduzir a realidade, pelo contrário é a natureza que se deve ajustar às leis da pintura.
"A cor e as formas dos objectos são uma função da harmonia do quadro. A pintura é uma harmonia paralela à natureza. Torna-se independente dela."
Abre-se desta forma pelas mãos de Cézanne, o caminho para a Arte Moderna com a noção de plástica pura.

Auto-retrato, 1879
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiueTksfSHx-NZbv8VLdbYHU8c3F9s9k14eIoyCAf44BmqIbg3pQkF1Z6jhomaZtwYRZvlTHTN6ZrrUAQhObPWkdizTkvMFGC4zq1pkbOgFJZxhjeo573zB_1zDUd8TVEJn5qNuRppg4Q1R/s400/cezanne_self-portrait.jpg

O rapaz da camisola vermelha, 1890
Fonte: http://rlv.zcache.com.br/menino_em_um_waistcoat_vermelho_por_paul_cezanne_cartao-rb57858aa77984ba88f1b2b8426cd6cdd_xvuat_8byvr_324.jpg

Retrato de um camponês, 1901-1906
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjj-rWPzlbEeInyLC6OTVaGlIIf56Z6Eouw490afNXtR6C2aQndkbtNI3ZZ2Jxql7m-QYyhYIyQrIjvpB7mh-6qwxMRw0R2ZgSxNqjW24iiloK3n-5dgf5tck6pFkOycd2xBpUy30__NtbG/s400/retrato+Cezanne.jpg

Os jogadores de cartas, 1890-1895
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9c/Paul_Cézanne_-_Les_Joueurs_de_cartes.jpg

Maças e Laranjas, 1895-1900
Fonte: http://www.quadrosepinturas.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/R/P/RPC.5.00028a.jpg

As banhistas, 1900-1905
Fonte: http://www.google.pt/search?q=o+retrato+de+um+campones+cézanne&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=rJlBU6acNYqL7AaowICACQ&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1280&bih=669#q=as+banhistas+cézanne&tbm=isch&imgdii=_
Gauguin, a Escola de Pont-Aven e o Simbolismo
Gauguin corrector de bolsa desistiu da carreira para se dedicar à pintura em 1874, quando conheceu os impressionistas, sendo fortemente influênciado por Pissarro.
Participante nas exposições de 1879, 1880 e 1882, e descontente com a pintura da época tão fragmentada e imaterial, foi para Pont-Aven em 1886, atraido pela encantadora cidade na Bretanha.
Viajou até à Martinica em 1887, onde cultivou o gosto pelas culturas exóticas e primitivas.
Em 1888, regressou a Pont-Aven, onde estabeleceu contacto com Émile Bernard (1868-1941) e Paul Sérusier (1863-1927), ligados mais tarde ao grupo dos Nabis. Fundariam a Escola de Pont-Aven rompendo com o Impressionismo com a critica da diluição do forma, o esbatimento da cor e a sua própria interpretação da natureza.
A Escola de Pont-Aven criou uma linguagem mais simplificada, uma forma mais elementar e uma utilização da cor mais pura.
Apareceu assim a noção de Sintetismo: opostamente ao "divisionismo", procura formas simples e primitivas, acentuando o valor da cor, aplicada em áreas amplas na técnica à plat.
E também, o Cloisonismo: as formas eram delimitadas com linhas negras de grande expressão inspiradas na arte do vitral.
Com estes pressupostos, surge o Simbolismo como tendência, era considerado como uma arte libertadora da imaginação, repleta de significado, metáforas, analogias e enigmas.
Em 1890, Gauguin parte para Arles e visita Van Gogh, seguidamente parte para o Taiti onde se fixou, mas sempre visitando Paris quando necessário. Acaba por morrer nas Ilhas Marquesas.
Gauguin, teve uma vida sempre em busca da essência da natureza, repudiava a Europa "industrial e corrompida", procurando sempre um mundo longe da civilização.
O seu legado foi determinante para as vanguardas do século XX, pois liberta a forma e a cor.

Auto-retrato com auréola, 1889
Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6hNayM94V_SQQp5e_rvdoL-mrSjKaMgYGDTIWh65nS9MFnRgijyvcgISx3flXXZ4drmze4RVFLgTX0lW3ji06R3WiK4gRyDkU28i9w0DcQSNPLHlioFIIKU2vmEFtPm1clEoI3AgLuO8/s400/gaugui11111111111111.jpg

Les Alyscamps, 1888
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Paul_Gauguin_085.jpg

O Cristo amarelo, 1889
Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2007/12/129_2852-Cristo%20Amarelo.JPG

Donde vimos? Quem somos? Para onde vamos?, 1897
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg82wIrGcZR1oCGphGMQwK7h4Oy4IyXC5Rylm5CvELbMV4N4q4Qt6GONCi2rFzztEJCIkBO6J5j8h00EPJaHi-pGyrAHoiCeO-vLG8HRXCJyxlzbZcU_oIx-vdzLz06U4VsVHvxQR19meuB/s1600/Gauguin+-+Quem+somos+e+para+onde+vamos.jpg

Quando te casas?
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/08/Paul_Gauguin_138.jpg
Artista oriundo do circulo impressionista, aprendeu com Pissarro a luminosidade do plein air.
Ao deixar Paris fixou-se em Midi, onde cresceu como artista experimentando uma pintura que ia se afastando dos antigos pressupostos de seus companheiros impressionistas.
Cézanne ao longo do seu intensivo estudo da natureza, captou a energia e permanente mudança da natureza, aos impulsos fragmentados do Impressionismo, deixou a critica procurando representar uma visão mais estruturada e sólida da natureza.
A racionalidade e o rigor geométricos foram as formas de expressão para a representação do mundo envolvente, recuperando a forma e a materialidade na pintura.
Os motivos de Cézanne são as figuras, formas, espaço e matéria plástica.
Para Cézanne cada pincelada é calculada e premeditada numa concepção geométrica da natureza, criando assim uma nova linguagem pictórica: o quadro não deve reproduzir a realidade, pelo contrário é a natureza que se deve ajustar às leis da pintura.
"A cor e as formas dos objectos são uma função da harmonia do quadro. A pintura é uma harmonia paralela à natureza. Torna-se independente dela."
Abre-se desta forma pelas mãos de Cézanne, o caminho para a Arte Moderna com a noção de plástica pura.

Auto-retrato, 1879
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiueTksfSHx-NZbv8VLdbYHU8c3F9s9k14eIoyCAf44BmqIbg3pQkF1Z6jhomaZtwYRZvlTHTN6ZrrUAQhObPWkdizTkvMFGC4zq1pkbOgFJZxhjeo573zB_1zDUd8TVEJn5qNuRppg4Q1R/s400/cezanne_self-portrait.jpg

O rapaz da camisola vermelha, 1890
Fonte: http://rlv.zcache.com.br/menino_em_um_waistcoat_vermelho_por_paul_cezanne_cartao-rb57858aa77984ba88f1b2b8426cd6cdd_xvuat_8byvr_324.jpg

Retrato de um camponês, 1901-1906
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjj-rWPzlbEeInyLC6OTVaGlIIf56Z6Eouw490afNXtR6C2aQndkbtNI3ZZ2Jxql7m-QYyhYIyQrIjvpB7mh-6qwxMRw0R2ZgSxNqjW24iiloK3n-5dgf5tck6pFkOycd2xBpUy30__NtbG/s400/retrato+Cezanne.jpg

Os jogadores de cartas, 1890-1895
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9c/Paul_Cézanne_-_Les_Joueurs_de_cartes.jpg

Maças e Laranjas, 1895-1900
Fonte: http://www.quadrosepinturas.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/R/P/RPC.5.00028a.jpg

As banhistas, 1900-1905
Fonte: http://www.google.pt/search?q=o+retrato+de+um+campones+cézanne&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=rJlBU6acNYqL7AaowICACQ&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1280&bih=669#q=as+banhistas+cézanne&tbm=isch&imgdii=_
Gauguin, a Escola de Pont-Aven e o Simbolismo
Gauguin corrector de bolsa desistiu da carreira para se dedicar à pintura em 1874, quando conheceu os impressionistas, sendo fortemente influênciado por Pissarro.
Participante nas exposições de 1879, 1880 e 1882, e descontente com a pintura da época tão fragmentada e imaterial, foi para Pont-Aven em 1886, atraido pela encantadora cidade na Bretanha.
Viajou até à Martinica em 1887, onde cultivou o gosto pelas culturas exóticas e primitivas.
Em 1888, regressou a Pont-Aven, onde estabeleceu contacto com Émile Bernard (1868-1941) e Paul Sérusier (1863-1927), ligados mais tarde ao grupo dos Nabis. Fundariam a Escola de Pont-Aven rompendo com o Impressionismo com a critica da diluição do forma, o esbatimento da cor e a sua própria interpretação da natureza.
A Escola de Pont-Aven criou uma linguagem mais simplificada, uma forma mais elementar e uma utilização da cor mais pura.
Apareceu assim a noção de Sintetismo: opostamente ao "divisionismo", procura formas simples e primitivas, acentuando o valor da cor, aplicada em áreas amplas na técnica à plat.
E também, o Cloisonismo: as formas eram delimitadas com linhas negras de grande expressão inspiradas na arte do vitral.
Com estes pressupostos, surge o Simbolismo como tendência, era considerado como uma arte libertadora da imaginação, repleta de significado, metáforas, analogias e enigmas.
Em 1890, Gauguin parte para Arles e visita Van Gogh, seguidamente parte para o Taiti onde se fixou, mas sempre visitando Paris quando necessário. Acaba por morrer nas Ilhas Marquesas.
Gauguin, teve uma vida sempre em busca da essência da natureza, repudiava a Europa "industrial e corrompida", procurando sempre um mundo longe da civilização.
O seu legado foi determinante para as vanguardas do século XX, pois liberta a forma e a cor.
Auto-retrato com auréola, 1889
Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6hNayM94V_SQQp5e_rvdoL-mrSjKaMgYGDTIWh65nS9MFnRgijyvcgISx3flXXZ4drmze4RVFLgTX0lW3ji06R3WiK4gRyDkU28i9w0DcQSNPLHlioFIIKU2vmEFtPm1clEoI3AgLuO8/s400/gaugui11111111111111.jpg

Les Alyscamps, 1888
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Paul_Gauguin_085.jpg
O Cristo amarelo, 1889
Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2007/12/129_2852-Cristo%20Amarelo.JPG

Donde vimos? Quem somos? Para onde vamos?, 1897
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg82wIrGcZR1oCGphGMQwK7h4Oy4IyXC5Rylm5CvELbMV4N4q4Qt6GONCi2rFzztEJCIkBO6J5j8h00EPJaHi-pGyrAHoiCeO-vLG8HRXCJyxlzbZcU_oIx-vdzLz06U4VsVHvxQR19meuB/s1600/Gauguin+-+Quem+somos+e+para+onde+vamos.jpg

Quando te casas?
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/08/Paul_Gauguin_138.jpg
domingo, 30 de março de 2014
Pós-Impressionismo: Van Gogh e o contributo para o Expressionismo
27 - Março - 2014
Sumário: Pós-Impressionismo: Van Gogh e o contributo para o Expressionismo
Pós-Impressionismo
As tendências do final do século XIX, ditavam um afastamento progressivo da realidade como única inspiração para a pintura.
Com este sentimento na arte, a frase célebre de Alberti que influênciou artistas durante quatro longos séculos, foi posta em causa: "Um quadro é uma janela aberta para o mundo." (Tratado De Pictura, 1435), bem como a o designio de que cada pintura deveria ter explicitamente uma narrativa.
Em 1890, Maurice Denis contribui com a seguinte ideia: " Antes de ser um cavalo, uma mulher nua ou qualquer outra coisa, um quadro é uma superficie plana coberta de cores dispostas numa determinada ordem". Rompendo assim, com os valores artisticos que prevaleceram durantes séculos na cultura artistica, a cor e a composição destacaram-se da temática.
Além disso, a descoberta do "Eu" também contribuiu para uma mudança de paradigma na pintura.
O Impressionismo foi alvo de algumas criticas de Van Gogh e Gaugin, apontavam que os impressionistas não contemplavam as emoções e os sentimentos no acto de pintar. Gauguin vai ainda mais longe e critica a falta de simplicidade e espontaneadade.
Cézanne também censurava que a razão e a inteligência não eram tidas em conta na hora de interpretar a natureza na tela.
A critica destes artististas numa ansia de procurar uma arte capaz de intrepretar as necessidades do Homem do século XX, deixaram um legado para os movimentos que iriam surgirar daí por diante, assim sendo, Van Gogh inspirou os expressionistas, Cézanne os Cubistas e Gauguin os pintores que procuravam a simplicidade da arte primitiva.
Van Gogh
Vicent Van Gogh (1853-1890), nasceu em Grout Zundert, Holanda.
Era filho de um pastor protestante, atrevessou uma juventude depressiva e inquitante que não permitia uma fácil integração social. Factor que o fez dedicar-se a estudos teológicos e à envagelização das classes mais pobres e fragilizadas.
Com 27 no ano de 1880 dedicou-se à pintura onde combatia a sua profunda angustia e solidão, passando pela academia de Antuérpia.
A obra de Van Gogh teve influências no seu percurso religioso nas temáticas realistas, quando denunciava a condição humilde sofrida dos camponeses.
Esteve em Paris em 1886, onde conheceu Degas, Gauguin e Seurat, debatendo ideias e defendendo que a pintura deveria traduzir tensões, energias e emoções do foro emocional e interno do artista e que a cor, deveria ser aplicada com toda a força vibrante como sendo um vinculo ao interior do artista.
Em 1888, foi para Arles procurando condições para expressar a sua arte e explorar as pontencialidades da cor.
Van Gogh sobre o seu quadro "Café de Noite" escreveu numa carta a seu irmão Theo: "No meu quadro Café da noite" tentei exprimir a ideia de que o café é um lugar onde todos se podem perder, tornar-se loucos, cometer crimes. Enfim, quis manifestar, por assim dizer, os poderes da obscuridade num local público de baixa categoria, através de um verde Luis XV e do toldo em contraste com verde-amarelo e o aspecto verde-azul, numa atmosfera como o inferno do diabo, de azul pálido."
O seu estado depressivo foi agravando ao longo da vida, e nos ultimos dois anos de vida teve um agravamento do estado de saúde com muitas crises psíquicas e de desespero que o levaram a muitos internamentos em hospícios. Contudo, com este estado de demência Van Gogh teve um periodo intenso de criatividade, um periodo riquissímo para o artista.
Em 1890, foi viver para Auvers e um ano após suicidou-se depois de vários episódios de crises de loucura.

Auto-retrato, 1887
Fonte: http://img248.imageshack.us/img248/2631/autorretratodl9.jpg

Esplanada de Café à noite, Praça do Forum, Arles, 1888
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b6/Gogh4.jpg/300px-Gogh4.jpg

Estrada com cipreste sob céu estrelado, 1890
Fonte: http://www.fisica.ufmg.br/~dsoares/UAI/vangogh-road.jpg

Quarto de Van Gogh em Arles, 1888
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDweE4OHr02QmwD3GNGE-06Qpl5QvISDDGpdOJk4jJsQjsam7iq1vKX3RFHfpOAoDSBLUeTUnNFMQYZOun-aie0kymdK2_djGpPHM_ljKq0oyX273oSRYTEd_yV750Az1BT0WLhAddz_YM/s1600/o-quarto-de-van-gogh-em-arles-_-1889-_-oleo-sobre-tela-920-x-730-mm.jpg

A ponte de Langlois em Arles, 1888
Fonte: http://pt.upphotos.net/wallpapers/2013/02/Vincent-Van-Gogh-Ponte-de-Langlois-em-Arles-com-mulheres-lavando-1024x1280.jpg

Seara de trigo com ciprestes, 1889
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9tiTviV9imjFr55BdW1pygvi3ijBksO8BhGfzv0GUn8U1zAHcoIZqrfqhOULqlKCVeh9UyTE25bE8vFuC_dC1HtcGuk8-Kg6Butz-HTXZmYnyv8ZHf7CeS_ARvheom73uUEYPQ-HVPkk/s400/vangogh-600x465.jpg

Os girassóis
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGuqMe0V8i_Xr3t77XxvkRLm2s5GQ8XjkavR3H3YOkYYivos8Us4VB1SRKSqU4cJSMdbFN9PFck8N_kBa-aTaISr4EkRrhAJysheWePu4NXMMKC12Bn0C-ak0xHmYvsP5s1Y-zGpNuPhuW/s1600/os-girassois-van-gogh.jpeg
Sumário: Pós-Impressionismo: Van Gogh e o contributo para o Expressionismo
Pós-Impressionismo
As tendências do final do século XIX, ditavam um afastamento progressivo da realidade como única inspiração para a pintura.
Com este sentimento na arte, a frase célebre de Alberti que influênciou artistas durante quatro longos séculos, foi posta em causa: "Um quadro é uma janela aberta para o mundo." (Tratado De Pictura, 1435), bem como a o designio de que cada pintura deveria ter explicitamente uma narrativa.
Em 1890, Maurice Denis contribui com a seguinte ideia: " Antes de ser um cavalo, uma mulher nua ou qualquer outra coisa, um quadro é uma superficie plana coberta de cores dispostas numa determinada ordem". Rompendo assim, com os valores artisticos que prevaleceram durantes séculos na cultura artistica, a cor e a composição destacaram-se da temática.
Além disso, a descoberta do "Eu" também contribuiu para uma mudança de paradigma na pintura.
O Impressionismo foi alvo de algumas criticas de Van Gogh e Gaugin, apontavam que os impressionistas não contemplavam as emoções e os sentimentos no acto de pintar. Gauguin vai ainda mais longe e critica a falta de simplicidade e espontaneadade.
Cézanne também censurava que a razão e a inteligência não eram tidas em conta na hora de interpretar a natureza na tela.
A critica destes artististas numa ansia de procurar uma arte capaz de intrepretar as necessidades do Homem do século XX, deixaram um legado para os movimentos que iriam surgirar daí por diante, assim sendo, Van Gogh inspirou os expressionistas, Cézanne os Cubistas e Gauguin os pintores que procuravam a simplicidade da arte primitiva.
Van Gogh
Vicent Van Gogh (1853-1890), nasceu em Grout Zundert, Holanda.
Era filho de um pastor protestante, atrevessou uma juventude depressiva e inquitante que não permitia uma fácil integração social. Factor que o fez dedicar-se a estudos teológicos e à envagelização das classes mais pobres e fragilizadas.
Com 27 no ano de 1880 dedicou-se à pintura onde combatia a sua profunda angustia e solidão, passando pela academia de Antuérpia.
A obra de Van Gogh teve influências no seu percurso religioso nas temáticas realistas, quando denunciava a condição humilde sofrida dos camponeses.
Esteve em Paris em 1886, onde conheceu Degas, Gauguin e Seurat, debatendo ideias e defendendo que a pintura deveria traduzir tensões, energias e emoções do foro emocional e interno do artista e que a cor, deveria ser aplicada com toda a força vibrante como sendo um vinculo ao interior do artista.
Em 1888, foi para Arles procurando condições para expressar a sua arte e explorar as pontencialidades da cor.
Van Gogh sobre o seu quadro "Café de Noite" escreveu numa carta a seu irmão Theo: "No meu quadro Café da noite" tentei exprimir a ideia de que o café é um lugar onde todos se podem perder, tornar-se loucos, cometer crimes. Enfim, quis manifestar, por assim dizer, os poderes da obscuridade num local público de baixa categoria, através de um verde Luis XV e do toldo em contraste com verde-amarelo e o aspecto verde-azul, numa atmosfera como o inferno do diabo, de azul pálido."
O seu estado depressivo foi agravando ao longo da vida, e nos ultimos dois anos de vida teve um agravamento do estado de saúde com muitas crises psíquicas e de desespero que o levaram a muitos internamentos em hospícios. Contudo, com este estado de demência Van Gogh teve um periodo intenso de criatividade, um periodo riquissímo para o artista.
Em 1890, foi viver para Auvers e um ano após suicidou-se depois de vários episódios de crises de loucura.

Auto-retrato, 1887
Fonte: http://img248.imageshack.us/img248/2631/autorretratodl9.jpg

Esplanada de Café à noite, Praça do Forum, Arles, 1888
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b6/Gogh4.jpg/300px-Gogh4.jpg

Estrada com cipreste sob céu estrelado, 1890
Fonte: http://www.fisica.ufmg.br/~dsoares/UAI/vangogh-road.jpg

Quarto de Van Gogh em Arles, 1888
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDweE4OHr02QmwD3GNGE-06Qpl5QvISDDGpdOJk4jJsQjsam7iq1vKX3RFHfpOAoDSBLUeTUnNFMQYZOun-aie0kymdK2_djGpPHM_ljKq0oyX273oSRYTEd_yV750Az1BT0WLhAddz_YM/s1600/o-quarto-de-van-gogh-em-arles-_-1889-_-oleo-sobre-tela-920-x-730-mm.jpg

A ponte de Langlois em Arles, 1888
Fonte: http://pt.upphotos.net/wallpapers/2013/02/Vincent-Van-Gogh-Ponte-de-Langlois-em-Arles-com-mulheres-lavando-1024x1280.jpg

Seara de trigo com ciprestes, 1889
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9tiTviV9imjFr55BdW1pygvi3ijBksO8BhGfzv0GUn8U1zAHcoIZqrfqhOULqlKCVeh9UyTE25bE8vFuC_dC1HtcGuk8-Kg6Butz-HTXZmYnyv8ZHf7CeS_ARvheom73uUEYPQ-HVPkk/s400/vangogh-600x465.jpg

Os girassóis
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGuqMe0V8i_Xr3t77XxvkRLm2s5GQ8XjkavR3H3YOkYYivos8Us4VB1SRKSqU4cJSMdbFN9PFck8N_kBa-aTaISr4EkRrhAJysheWePu4NXMMKC12Bn0C-ak0xHmYvsP5s1Y-zGpNuPhuW/s1600/os-girassois-van-gogh.jpeg
terça-feira, 25 de março de 2014
Neo-Impressionismo
20 - Março -2014
Sumário: Neo-Impressionismo
Sumário: Neo-Impressionismo
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O Neo-Impressionismo foi dinamizado por Georges Seurat (1859-1891) dando continuidade ao Impressionismo como reinterpretação do mesmo. Seurat criticava o Impressionismo por não alcançar uma perspectiva meticulosa e cientifica da natureza. Os estudos de Seurat deram origem ao Divisionismo, de uma aplicação em pequenos pontos de cor pura sobre a tela.
O Neo-Impressionismo foi dinamizado por Georges Seurat (1859-1891) dando continuidade ao Impressionismo como reinterpretação do mesmo. Seurat criticava o Impressionismo por não alcançar uma perspectiva meticulosa e cientifica da natureza. Os estudos de Seurat deram origem ao Divisionismo, de uma aplicação em pequenos pontos de cor pura sobre a tela.
Seurat influênciou-se pelos trabalhos teóricos sobre a óptica e sobre a cor, que defendem que a cor é afectada pela intensidade da luz e pelas cores vizinhas percebidas em simultâneo pelo olho. Segundo "as leis do contraste simultâneo" de Chevreul, cada cor afecta o tom que lhe estiver próximo com a sua cor complementar.
A pintura de Seurat, denominada como "pintura óptica", consistia na aplicação de pequenos pontos complementares juntos, técnica designada como, pontilhismo. O contraste simultâneo tinha como objectivo que a percepção da cor resultasse da mistura destes tons na retina, ou seja, à percepção da cor-luz, e não através da mistura de tons de cor-pigmento sobre a superficie da tela.
Em 1884, Seurat expôs no Salão dos Independentes com a obra "Banho em Asníères", uma obra que espelha uma composição repleta de luminosidade e de cor.Seurat teve em Paul Signac (1863-1935) o seu discípulo, Signac continuou o seu legado publicando as teorias sobre a aplicação cientifica da cor, "De Eugéne Delacroix ao Neo-Impressionismo" (1899).
Os Neo-Impressionistas não tiveram seguidores de primeira linha, contudo é evidente a influência em movimentos que sucederam. Os Divisionistas concederam a primazia à expressão através da cor.

Modelo sentado de perfil, 1887, Seurat.
Fonte: http://www.spanisharts.com/history/del_impres_s.XX/neoimpresionismo/imagenes/seurat_modelo_perfil_punt.jpg

Modelo de frente, 1887, Seurat.
Fonte: http://www.spanisharts.com/history/del_impres_s.XX/neoimpresionismo/imagenes/seurat_modelo_frente_punt.jpg

Um Domingo à tarde na Ilha Grande Jatte 1884-1886, Seurat
Fonte: http://obviousmag.org/archives/uploads/2012/10/01/01_Un_dimanche_apres_midi_a_lle_de_la_Grande_Jatte_1884_1886_Georges_Seurat_01.jpg

Banho em Asnières, 1883-1884, Seurat.
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/eb/Baigneurs_a_Asnieres.jpg

As modelos, 1887-1888, Seurat.
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/19/Georges_Seurat_-_Les_Poseuses.jpg

A parada ou o prelúdio do espectáculo (1887-1888), Seurat.
Fonte: http://pavlopoulos.files.wordpress.com/2009/07/seurat-parade-de-cirque-1887-88.jpg

O circo, 1891, Seurat.
Fonte: http://abstracaocoletiva.com.br/wp-content/uploads/2013/01/O-circo-Georges-Seurat.jpg

Antibes: A nuvem cor-de-rosa, Paul Signac, 1916.
Fonte: http://pt.wahooart.com/Art.nsf/O/7Z4QL4/$File/Paul-Signac-Antibes-the-Pink-Cloud.JPG

A boia vermelha, 1885, Paul Signac.
Fonte: http://rlv.zcache.com.pt/a_boia_vermelha_por_paul_signac_pointillism_do_vi_poster-rb1f806e0857344e1b18e402088bdd417_wvc_8byvr_324.jpg

Modelo sentado de perfil, 1887, Seurat.
Fonte: http://www.spanisharts.com/history/del_impres_s.XX/neoimpresionismo/imagenes/seurat_modelo_perfil_punt.jpg

Modelo de frente, 1887, Seurat.
Fonte: http://www.spanisharts.com/history/del_impres_s.XX/neoimpresionismo/imagenes/seurat_modelo_frente_punt.jpg

Um Domingo à tarde na Ilha Grande Jatte 1884-1886, Seurat
Fonte: http://obviousmag.org/archives/uploads/2012/10/01/01_Un_dimanche_apres_midi_a_lle_de_la_Grande_Jatte_1884_1886_Georges_Seurat_01.jpg

Banho em Asnières, 1883-1884, Seurat.
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/eb/Baigneurs_a_Asnieres.jpg

As modelos, 1887-1888, Seurat.
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/19/Georges_Seurat_-_Les_Poseuses.jpg

A parada ou o prelúdio do espectáculo (1887-1888), Seurat.
Fonte: http://pavlopoulos.files.wordpress.com/2009/07/seurat-parade-de-cirque-1887-88.jpg

O circo, 1891, Seurat.
Fonte: http://abstracaocoletiva.com.br/wp-content/uploads/2013/01/O-circo-Georges-Seurat.jpg
Antibes: A nuvem cor-de-rosa, Paul Signac, 1916.
Fonte: http://pt.wahooart.com/Art.nsf/O/7Z4QL4/$File/Paul-Signac-Antibes-the-Pink-Cloud.JPG
A boia vermelha, 1885, Paul Signac.
Fonte: http://rlv.zcache.com.pt/a_boia_vermelha_por_paul_signac_pointillism_do_vi_poster-rb1f806e0857344e1b18e402088bdd417_wvc_8byvr_324.jpg
quarta-feira, 19 de março de 2014
O Impressionismo em Monet, Camille Pissarro, Alfred Sisley, Fréderic Bazille, Gustave Caillebotte, Paul Cézanne, Henri Toulouse-Lautrec, Paul Cézanne e Auguste Rodin.
13 - Março - 2014
Sumário: O Impressionismo em Monet, Camille Pissarro, Alfred Sisley, Fréderic Bazille, Gustave Caillebotte, Paul Cézanne, Henri Toulouse-Lautrec, Paul Cézanne e Auguste Rodin.
Claude Monet (1840-1926)
Monet é um dos grandes artistas Impressionistas, criadorr de uma obra riquíssima, cujas principais características são:
- Fragmentação do espaço;
- Diluição da forma;
- Esbatimento do desenho;
- Desmaterialização da pintura;
- Estudos em plein air;
- Vibrações e reflexos da luz sobre energia solar corpos e superficies.
Gare de Saint-Lazare de 1877
Fonte: http://files.myopera.com/cojaku/albums/11483172/Claude%20Monet%20-%20Gare%20Saint%20Lazare,%20Pari.JPG

A Catedral de Rouen
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgupG9p0NBlcjxlxXMM_bpA1ye6PUfHT74a0Wzj127tnSS1yWFgpm1heOzOhG0xNZ5oiAspzjW1GO66bIqiUEvWikgnS6wtjPfkmFlJYjYcCNdAbaQgbS6PZXrr-aiKRvlKpvZgR3zYhIWk/s1600/Impressionismo+Catedral+de+Rouen.jpg
Camille Pissarro (1830-1903)
Este artista é um dos grandes divulgadores impressionistas, do seu método e das exposições do movimento.

Os telhados vermelhos, pedaço de aldeia, um efeito de inverno, Camille Pissarro 1877
Fonte: http://www.coldbacon.com/art/pics/pissarro/pissarro-redroofs.jpg

Primavera, ameixeiras em flor, Camille Pissarro 1877
Fonte: http://rlv.zcache.com.pt/o_jardim_vegetal_com_as_arvores_na_flor_cartoes-r2728f4d8ae0944b380d0e207444dce0d_xvuak_8byvr_512.jpg

A ponte Boieldieu en Rouen, Sol Poente, tempo brumoso, Camille Pissarro 1896
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/14/Pissaro-pont-mus% C3% A9eRouen.jpg
Alfred Sisley (1839-1899)
Grande companheiro de Monet e Renoir nas sessões de Pintura ao ar Livre e na partilha de saber e experiência.

A inundação em Port-Marly, Alfred Sisley 1876
Fonte: https://www.infopedia.pt/mostra_imagem.jsp?recid=875

Ponte de Moret, Alfred Sisley 1893
Fonte: http://images5.fotop.net/albums6/golfer/Paintings01/Alfred_SISLEY_le_pont_de_Moret_1893.jpg
Fréderic Bazille (1841-1870)
Um dos artistas pioneiros do movimento, faleceu em combater na guerra com a Prússia.
Reunião de familia
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6d/Fr% C3% A9d% C3% A9ric_Bazille_001.jpg
Gustave Caillebotte (1848-1894)
Artista de uma enorme fortuna, suportou financeiramente o grupo de artistas impressionistas em momentos menos auspiciosos, adquiria as obras dos restantes artistas e amigos como alavanca financeira.

Os Aplainadores de Parquet, Gustave Caillebote 1876
Fonte: http://noticias.universia.com.br/br/images/tiempo%20libre/r/ra/ras/raspadores-assoalho-gustave.jpg
Henri Toulouse-Lautrec (18-1901)
Outro grande artista deste movimento tão rico, Toulouse-Lautrec tem como caracteristicas o desenho fugaz, rápido e expressivo. As suas composições enquadram-se na linha de Degas e cultiva o gosto de temas sobre a boémia.

No Moulin Rouge, Toulousse-Lautrec 1892
Fonte: http://uploads4.wikipaintings.org/images/henri-de-toulouse-lautrec/the-promenoir-the-moulin-rouge-1895.jpg
Paul Cézanne (1839-1906)
Este artista teve um papel importante na afirmação do Impressionismo.

A casa do enforcado em Auvers-sur-Oise, Cézanne 1873
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDN_3HHYCJxqHg1Gs-0K97B9tTX4XQIxAc7ygeguo-6e9fYLKcT0Ty42KlO9admbFAHxWgsqzCNwqmM_U2drzbwa6T9CcnC_vWRNp2GpYIaGcWoZ65XJ2A1nDPj7NSnCT7Q-FXgOdBJ38/s1600/pinturaacasadoenforcado1873-thumb.jpg

A Ponte de Maincy, Paul Cézanne 1879
Fonte: http://operamundi.uol.com.br/arquivos/upload/Cezanne_Maincy.jpg

L'Estaque, Paul Cézanne 1878-1879
Fonte: http://www.postersmagic.com/images/ap-1181101bf.jpg
Auguste Rodin (1840-1917)
Rodin foi um dos Impressionistas de maior destaque.

Homem a andar, Rodin 1877
Fonte: http://www.culturamidia.com.br/camilleclaudel/galeria_rodin/rd_obra_02.jpg

A catedral, Rodin 1907
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQ_X3oi28laFvbx4XPIcA8f1FzCB3pIW6a8Kdn3vzeepg911LB1AW23y8g0HDF2xNwmitaGHIFFKr2sRd7diYt9dfLnshjAKfzW_t2mWa587c6ITdST70w8rlwdBI8c-e78wnMcQYgsXs/s1600/rodin-la+catedral+1908.jpg

O beijo, de Rodin 1886
Fonte: http://comeramaredecorar.files.wordpress.com/2013/04/o-beijo-de-rodin.jpg
.jpg)
Os Burgueses de Calais, de Rodin 1884-1895
Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/da/Auguste_Rodin-Burghers_of_Calais_London_%28photo%29.jpg

O pensador, Rodin 1880
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg94p1E9bKMF3wiO58zV0eXu7Tu1AVcnIBiV4tsFHXgNiMlhOiey8LPwJIYF1y1O-YUl-j-TuQjXP7SncRfgWF2-RR5nsaunEAib4by7568I3Aw7e0rXKL7k7nRJovV8d8hAeEwhua9otaQ/s400/rodin.jpg
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